Chuvas provocam alagamentos em loteamento do Santa Maria

Poças d'água e lixo na Travessa A (Fotos: Portal Infonet)

Com as chuvas que caem em Aracaju, moradores do loteamento Senhor do Bonfim, no bairro Santa Maria estão vivendo situação delicada. A comunidade denuncia que o acúmulo de lixo e a falta de pavimentação nas ruas, aliados com a constante chuva que cai em Aracaju, têm provocado alagamentos e incidência de insetos na comunidade.

A equipe de reportagem do Portal Infonet visitou o loteamento e constatou a precariedade das vias e entulhos acumulados em área residencial. A dona de casa Joseilse Pereira, reside há 8 anos na Travessa A e diz que a situação é rotineira. “Toda vez que chove é assim. Precisei construir uma barreira na porta de casa para a água da chuva não entrar, porque no ano passado perdi estante, sofá e outros objetos da casa” conta.

Joseilse Pereira reclama dos insetos

Joseilse tem uma filha de 5 anos e demonstra preocupação com os insetos que aparecem em sua residência. “A esquina aqui da rua é cheia de lixo e quando chove esses entulhos saem escorrendo pelas ruas. Eu acho que daí surgem as baratas, gongos, e outros bichos” diz.

Segundo a dona de casa, os próprios moradores da região jogam lixo em um local da Travessa A nos dias em que não há coleta.

Já na Rua 2, local conhecido como invasão do Santa Maria, a dona de casa Eliana Siqueira diz que quando chove, seus dois filhos ficam presos dentro de casa. “Eles não podem nem brincar na porta de casa por causa das poças”, lamenta. De acordo com Eliana, as últimas chuvas ainda não causaram tantos transtornos, já que em outras ocasiões as águas invadem as casas do loteamento. “Hoje está até bom, porque quando a chuva vem mais forte isso aqui fica inabitável”, complementa.   

Emurb

Eliana diz que há casos piores de alagamentos

De acordo com o assessor de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Ademar Queiroz, a Deso está ampliando a rede de esgoto e drenagem do loteamento Senhor do Bonfim, e também da invasão do Santa Maria e Terra Dura, com previsão de término para o fim do ano. Segundo ele, a Emurb já tem projeto para pavimentar toda localidade, inclusive já possui os recursos assegurados advindos do Governo Federal, mas para executar a obra é necessária a conclusão do serviço da Deso.

Emsurb

Sobre a situação do lixo, a assessora de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Shislane Vitoria, disse que caminhão responsável pela coleta de lixo passa regularmente na região. Ela ressalta que a empresa municipal tem conhecimento de que há um descarte irregular de lixo no loteamento.

Moradores se arriscam pisando em corredor de água

Com a denúncia de entulhos acumulados, a assessora afirmou que uma equipe irá ao local para constatar e recolher o lixo.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais