Chuvas tendem a reduzir no fim de semana em Sergipe

Chuvas continuam com menor intensidade no fim de semana (Foto: Arquivo Portal Infonet)

As chuvas intensas decorrentes de uma frente fria iniciada nas regiões Sul e Sudeste do país tendem a ficar reduzidas neste fim de semana em Sergipe, conforme as previsões do tempo feitas pelo 4o Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De acordo com informações da meteorologista Cláudia Valéria, daquele distrito do INMET com sede em Salvador, capital da Bahia, as fortes chuvas iniciadas na segunda-feira, 8, são consequência de uma frente fria que costuma atuar entre o Sul e o Sudeste, dissipando-se para o oceano quando atinge o Estado da Bahia. Mas neste ano, conforme explicou, o fenômeno avançou, atingindo Sergipe e também o Estado de Alagoas.

A meteorologista informa que as chuvas permanecerão nesta sexta-feira, 12, em Sergipe, em menor intensidade, com perspectiva do sol começar a aparecer no final de semana, porém intercalado com chuvas. Mas no início da próxima semana, conforme avalia a meteorologista Cláudia Valéria, o sol começa a atuar mais forte em Sergipe.

Conforme informações do INMET, os ventos moderados e fortes na costa entre o nordeste da Bahia e Alagoas, associados à massa de ar frio entre o Oceano Atlântico e a Região Nordeste tem provocado chuvas contínuas e intensas nos estados de Sergipe e Alagoas. Em Sergipe, a população sofreu grandes transtornos durante a semana.

Média climatológica

Conforme o INMET, a média climatológica de precipitação para o mês de julho em Aracaju é de 157,6 mm. Mas o volume de chuvas superou nos últimos onze dias, totalizando 224,8 mm, cerca de 40% acima da média de julho. Apenas entre a manhã da terça-feira, 9, e a manhã da quinta-feira, 10, o acumulado de chuva na capital sergipana foi de 107 mm. O município de Nossa Senhora da Glória, conforme a meteorologista Cláudia Valéria, alcançou um volume de chuvas no patamar de 238 mm nesta semana. Um volume considerado elevado, que equivale ao mês inteiro em um município localizado no litoral em época chuvosa, conforme explica a meteorologista.

Nesta sexta-feira, 12, a média climatológica de precipitação reduziu, conforme a tabela a seguir:

Aracaju – 17 mm

Carira – 15 mm

Brejo Grande – 22 mm

Itabaiana – 14 mm

Nossa Senhora da Glória – 25,6 mm

Locais e outros dias da semana com maior volume de chuvas, em Sergipe, segundo o INMET:

Segunda-feira, dia 8

Aracaju – 27,4 mm

Carira – 13 mm

Brejo Grande – 10 mm

Itabaiana – 30 mm

Nossa Senhora da Glória – 22 mm

Terça-feira, dia 9

Aracaju – 74,4 mm

Carira – 32,2 mm

Brejo Grande – 22,8 mm

Itabaiana – 57,8 mm

Nossa Senhora da Glória – 22 mm

Quarta-feira, dia 10

Aracaju – 109,4 mm

Carira – 53 mm

Brejo Grande – 11,8 mm

Itabaiana – 113,4 mm

Nossa Senhora da Glória – 61 mm

Quinta-feira, dia 11

Aracaju – 58,6 mm

Carira – 61,2 mm

Brejo Grande – 46 mm

Itabaiana – 359,4 mm

Nossa Senhora da Glória – 110,6 mm

por Cassia Santana

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais