Com o intuito de democratizar os serviços da Delegacia Interativa, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ampliará os terminais de acesso. De acordo com o secretário da SSP, Kércio Pinto, serão implantados terminais em pontos estratégicos da cidade, a exemplo dos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac). Secretário Kércio Pinto
Nas Delegacias Interativas podem ser registradas ocorrências de colisão de veículos, furto, extravio de celular ou documentos. Este serviço visa também desafogar as delegacias e agilizar os serviços nas duas esferas. “Ao colocarmos as delegacias interativas em um maior número de pontos da cidade iremos ampliar o acesso da população”, explica o assessor de comunicação da SSP, Lucas Rosário, informando que além de instalar o serviço nos Ceacs a secretaria tentará viabilizar um ponto no Shopping Jardins e em outros locais da cidade. “As pessoas não terão que sair de suas casas para uma delegacia que fique longe”.
O aumento dos terminais também contará com uma campanha de esclarecimento dos serviços à população. A secretaria
fará uma campanha com gente instruída para explicar o sistema. “Também serão entregues cartilhas e folders sobre o assunto”, diz ele, acrescentando que é simples. “A pessoa entra no terminal, parecido com o de um banco e escreve um pequeno texto sobre o fato, recebendo um protocolo. Este documento é repassado para a Central das delegacias e o policial irá fazer o registro da queixa. Depois de 24h a pessoal poderá entrar novamente no terminal e imprimir seu Boletim de Ocorrência”.
De acordo com ele, o secretário também está tentando viabilizar com a Procuradoria Geral do Estado para estender este serviço a mais municípios.