Clima em Aracaju: capital registrou 70 mm de chuva em apenas 6 horas

(Foto: Emsurb)

A Prefeitura de Aracaju informou no final da manhã desta quinta-feira, 4, que foi registrado um acúmulo de 70 mm de chuvas em apenas seis horas na capital. As chuvas vieram acompanhadas de trovões e provocaram alagamentos em diversos pontos de capital. Ao todo, foram registradas 21 ocorrências

“Foram 70 mm de chuvas em apenas seis horas, que demandaram essas ocorrências. Algumas sobre riscos de desabamentos e desabamentos parciais, principalmente em cobertura de telhados, mas nenhuma vítima e nenhum ferido. No momento, apenas situações de alagamento e transbordamento de canais, como o canal da avenida Airton Teles e um trecho do canal da Anízio Azevedo, mas nenhuma ocorrência com gravidade”, afirmou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

Ainda segundo à PMA, devido às chuvas, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) alterou o cronograma de atividades das equipes. Em diversos locais da cidade, os técnicos do setor operacional fizeram o monitoramento do escoamento e do nível de retenção de canais, a exemplo do Tramandaí e da avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, conjunto Lourival Batista, avenidas Osvaldo Aranha e Airton Teles, na região central.

As chuvas também provocaram vazamento em parte da cobertura de um dos setores do mercado municipal Maria Virgínia Leite Franco, na região central da cidade, e diante disso, a Emsurb acionou a equipe de manutenção predial para resolver o problema. A equipe isolou a área atingida no setor de cereais e verificou a situação de outros pontos do mercado. A equipe de manutenção trabalhou ainda na retirada da água que emergiu pela rede de drenagem.

Monitoramento SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está realizando o monitoramento dos possíveis pontos de Alagamentos em diversos pontos da capital, como nas avenidas Coelho e Campos com Carlos Firpo, próximo ao antigo restaurante Padre Pedro; Airton Teles; Gentil Tavares com Airton Teles; Simeão Sobral com Antônio Cabral, entre outras.

Na área Norte de Aracaju, o monitoramento foi feito na avenida Euclides Figueiredo; Terminal da Maracaju entrando pela rua São Francisco de Assis; Mercado do Santos Dumont; e avenida Juscelino Kubitschek (região da Terceira Delegacia). Na área Sul, a intervenção aconteceu nas avenidas Ministro Geraldo Barreto Sobral (rotatória do Colégio Jardins) sentido sul; Pedro Valadares; Acrísio Cruz; Francisco Porto; Anísio Azevedo; Praça da Imprensa; rua Laura Fontes; e rua Guilhermino Resende.

Também devido às chuvas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) suspendeu, durante todo o dia, os atendimentos da Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, localizada no bairro 18 do Forte, e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Farolândia, no turno da manhã desta quinta-feira, 4. Um fluxo de água externo adentrou ambos os equipamentos de saúde e impossibilitou a continuidade dos atendimentos.

Famílias desabrigadas

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 4, a Secretaria Municipal da Assistência Social foi acionada pela Defesa Civil Municipal para identificar a situação de risco e vulnerabilidade de famílias afetadas pelas chuvas no bairro Porto Dantas. Três famílias foram encaminhadas para a concessão de Benefícios Eventuais e demais programas socioassistenciais. Entre os benefícios, foram entregues colchões, cestas básicas e kits de limpeza.

Com informações da AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais