|
Lixo está acumulado por todos os bairros de Aracaju (Fotos: Portal Infonet) |
Moradores da capital sergipana foram pegos de surpresa com a suspensão da coleta de lixo domiciliar. Desde a última segunda-feira, 15, o lixo está acumulado em todos os bairros da capital. A informação é de que a coleta foi suspensa por conta de problemas financeiros entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Empresa Torre. A situação também preocupa o Sindicato dos Empregados de Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindilimp), que teme que os funcionários fiquem sobrecarregados com o acúmulo do serviço.
Cosme Silva, que é funcionário de uma lanchonete localizada na Praça da Bandeira conta que o lixo acumulado prejudica o fluxo de clientes no local. “As pessoas estão aqui lanchando e aí sentem esse mau cheiro. Isso é muito ruim. Podemos perder até clientes por causa disso”, lamenta.
|
Funcionários dessa lanchonete acreditam que o lixo acumulado nas redondezas pode afastar os clientes |
A suspensão no serviço deixou os moradores do bairro Siqueira Campos indignados. “É uma falta de respeito. Não dá pra ficar assim, o mau cheiro é insuportável. Infelizmente, não temos o que fazer, agora é esperar o lixeiro passar”, diz o autônomo Anderson Alves, que é morador da rua Pernambuco.
O funcionário público Murilo Dória acredita que a falta de coleta pode trazer transtornos ainda maiores. “Se o lixo não passar, as pessoas vão acabar chamando os carroceiros, que irão jogar os lixos na linha do trem ou nos terrenos baldios”, alerta.
Sindicato
|
Moradores do bairro Siqueira Campos falam dos transtornos |
De acordo com o presidente do Sindilimp, Rayvanderson Fernandes, os trabalhadores estão de braços cruzados por ordem da empresa, que resolveu suspender os serviços em virtude de problemas financeiros com a Emsurb. Rayvanderson Fernandes diz que os trabalhadores estão com salários em dia, mas teme que os problemas da empresa acabem afetando o pagamento do 13º salários dos funcionários. “Espero que isso não interfira no pagamento do 13º dos trabalhadores”, comenta.
Outra preocupação do Sindilimp é com relação às condições dos trabalhadores da empresa. De acordo com Rayvanderson Fernandes, o sindicato fará fiscalizações no intuito de evitar que os trabalhadores sejam penalizados com o trabalho acumulado. “Não queremos que eles sejam escravizados quando o trabalho for normalizado, pois a culpa não é deles. Estaremos de olho para que o trabalhador não seja massacrado”, destaca.
|
Nesta segunda e terça-feira, 15 e 16, coleta não foi realizada |
Emsurb
A assessoria de comunicação da Emsurb informou que inicialmente alguns caminhões passaram por problemas operacionais, o que teria prejudicado o serviço em alguns bairros. A assessoria confirmou a existência de problemas financeiros entre a Emsurb e a Torre, mas informou após reunião realizada na manhã desta terça-feira, 16, entre gestores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e representantes da Torre (empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo em Aracaju), ficou decidida a regularização do serviço de coleta domiciliar em toda a capital de modo imediato. Algumas localidades terão prioridade por conta do acúmulo de lixo que produz como o Centro e Zona Norte.
Torre
O Portal Infonet também entrou em contato com a empresa Torre, mas a telefonista informou que a pessoa responsável por falar sobre o assunto enviou recado dizendo que não tem mais nada o que falar e que os caminhões já voltaram a realizar o serviço normalmente. O Portal permanece a disposição por meio do jornalismo@infonet.com.br ou (079) 21068000.
|
Lixo acumulado na porta dos moradores |
Por Verlane Estácio
Matéria foi atualizada às 11h48 com acréscimo das informações enviadas pela Emsurb informando o resultado da reunião que ocorreu nesta manhã.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B