Coleta de lixo em Aracaju permanece prejudicada

Ruas e avenidas da cidade está cheias de lixo (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Coleta de lixo está prejudicada por causa da greve dos garis da empresa Cavo 

Na manhã desta quarta-feira, 22, representantes do Sindicato dos Empregados da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindelimp), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Cavo se reuniram na sede da Emsurb, na tentativa de solucionar a crise da coleta de lixo na capital sergipana, mas não houve acordo e greve dos garis permanece por tempo indeterminado.

É o que explica o membro da assessoria jurídica do Sindelimp, Alexsandro dos Santos. “A empresa Cavo pediu um prazo até sexta-feira, mas os trabalhadores estão apreensivos porque a Cavo já pediu prazo várias vezes e nunca cumpriu, e decidiram pela permanência da greve”, diz, ao ressaltar que já faz um ano que os garis cobram da Cavo o fornecimento de água para beber, assim como de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e fardamento.

Alexsandro dos Santos informa, ainda, que os garis estão em greve, mas os 30% exigidos pela lei trabalhista estão mantidos. O que significa que a coleta de lixo em Aracaju está sendo realizada, mas de forma parcial.

“Estamos em estado de greve e com apenas um contingente de 30% rodando. Mas, hoje, liberamos 40%. Sendo que os locais onde a coleta deve ser feita são definidos pela empresa”, afirma. Quase 700 garis são contratados pela Cavo para a coleta de lixo na capital sergipana.

De acordo com o sindicalista, a empresa Cavo ficou de até o final desta quarta, concluir algumas pendências com o Simdelimp, como a questão do fornecimento de água de qualidade para os trabalhadores, fardamentos,  e os EPIs.

“Inclusive, seguindo a constituição federal na dignidade da pessoa humana, as normas do trabalho, a CLT e o acordo coletivo em vigência. Vamos aguardar e até eles cumprirem o que prometem a greve será mantida”, informa.

Prefeitura

O assessor de comunicação da Emsurb, Augusto Aranha, informa que a coleta de lixo em Aracaju não está totalmente paralisada, pois como a Cavo está mantendo o efetivo de 30% o serviço está sendo realizado parcialmente.

“A Emsurb não está satisfeita com essa situação e está tomando providências, inclusive, reuniu-se nesta manhã com os representantes da Cavo e o pessoal do Simdelimp para tentar intermediar uma negociação entre eles, mas, infelizmente, hoje é o segundo dia de conversação e eles não chegaram a um entendimento”, lamenta.

Augusto Aranha informa que a prefeitura não está devendo pagamento a Cavo e que, inclusive, já antecipou o pagamento da parcela de março. “Cabe à Emsurb fiscalizar o cumprimento do contrato com a contratada, que é a Cavo. No contrato diz que em caso de greve, a empresa tem que manter 30% do efetivo trabalhando e é o que está sendo feito”, explica.

O contrato da Emsurb com a Cavo vence no próximo dia 5 de março. E, mesmo com esse impasse da empresa com os trabalhadores, que tem prejudicado a coleta de lixo na cidade, a Emsurb poderá contratar novamente a Cavo para a execução desse serviço em Aracaju, por meio de um novo contrato emergencial.

“A Emsurb fez hoje o Chamamento Público Emergencial de uma empresa para a realização da coleta de lixo em Aracaju através de edital publicado no Diário Oficial do Município, em um jornal de circulação estadual e em um jornal de circulação nacional, e não pode impedir a Cavo de participar”, explica Augusto Aranha.

De acordo com ele, o chamamento é para um contrato emergencial por 180 dias. “E durante esse prazo de 180 dias será publicado o edital para a licitação da coleta do lixo, cumprindo a legislação que rege a licitação”, afirma o assessor da Emsurb.

Cavo

A Cavo informa que o Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe aceitou solicitação da empresa e marcou para esta sexta-feira 24 audiência de mediação com o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindelimp). A Cavo ressalta que permanece aberta ao diálogo com o sindicato e que até o momento não recebeu a Ata que decidiu pela greve iniciada na última terça-feira. A empresa está tomando todas as medidas necessárias para garantir a coleta de lixo no município de Aracaju

Por Moema Lopes

Matéria sofreu acréscimo às 9h30 do dia 23/02/2017.  Publicamos a nota enviada pela assessoria da Cavo.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais