Coleta de lixo volta à normalidade neste sábado em Socorro

Coleta de lixo volta à normalidade neste sábado em Socorro (Foto: arquivo/ Portal Infonet)

Após dias com a coleta de lixo interrompida, em virtude da suspensão das licenças ambientais de algumas empresas e, consequentemente, do fechamento dos aterros sanitários, o sistema de coleta em Nossa Senhora do Socorro começa a ser normalizado neste sábado, 18.

Segundo a Secretaria de Comunicação do município, desde o início da semana, a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Secretaria de Serviços Urbanos (SESURB) estavam em tratativa para a resolução do caso.

A Procuradora-Geral, Vivianne Sobral, explicou que “houve uma decisão judicial suspendendo as licenças ambientais e umas delas foi a que tinha contrato com o município de Socorro”.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Antônio Paiva, o município negociou com a única empresa que, atualmente, tem licença de operação de aterro sanitário. “Não descansamos até que essa problemática fosse resolvida. Graças a Deus conseguimos negociar e já está liberado a entrada dos veículos de coleta no município. Inclusive, máquinas já estão se deslocando para alguns conjuntos do município”, explicou.

Nota da Estre Ambiental

Em respeito à população de Nossa Senhora do Socorro, ao Poder Judiciário do Estado de Sergipe e ao Ministério Público, a Estre Ambiental vem à público para informar que, no início da manhã do dia de hoje (18.12.2021), decidiu por receber os resíduos sólidos coletados no Município de Nossa Senhora do Socorro, acumulados nas ruas e residências desde o dia 09.12.2021, mesmo tendo o Município de Nossa Senhora do Socorro uma dívida de aproximadamente 17 milhões para com a empresa, por serviços prestados de janeiro de 2017 à novembro do corrente ano.

O acúmulo de resíduos se deu por que o local para onde o Município de Nossa Senhora do Socorro passou a destinar os resíduos, localizado à mais de 50 km, a partir de novembro de 2021, em substituição à Estre Ambiental (localizada no próprio Município), foi considerado absolutamente irregular pela Justiça do Estado de Sergipe. Mesmo tendo sido preterida na ordem cronológica de pagamentos pela prefeitura (segundo o Portal da Transparência, a empresa de coleta contratada pela Prefeitura recebeu aproximadamente 28 milhões de reais) , submetida a uma inadimplência severa e inexplicável, a Estre Ambiental mantém-se firme no seu papel de prestar serviços em favor da população sergipano, de forma regular, transparente e dentro de rígidos padrões técnicos, éticos e legais.

Ciente de seu papel social e consciência ambiental, a Estre Ambiental se coloca à inteira disposição para retomar as negociações com a prefeitura, com o fim de que sejam regularizadas as pendências do Município e, com isso, assegurar a regularidade e manutenção dos serviços e o cumprimento da Lei.

por João Paulo Schneider 

A matéria foi atualizada às 18h45 para acrescentar a nota da Estre Ambiental

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais