Começa campanha pelo registro civil

A campanha nacional de Combate ao Sub-Registro começa nesta segunda-feira, 17, tendo como principal objetivo estimular a emissão do registro civil de nascimento. A iniciativa também visa orientar a população sobre documentos básicos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 500 mil bebês ficam sem certidão de nascimento até o primeiro ano de idade. Tal número representa cerca de 8% dos nascimentos realizados nos hospitais brasileiros, acima de 6% considerado insuficiente pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para erradicação do sub-registro.
   
Esses dados são ainda maiores no interior, já que em quase todas as capitais do país, o registro é feito no hospital onde a criança nasce. A campanha vai até 17 de dezembro e será promovida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) e pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).

Com informações do Agência Brasil
 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais