Começa período de procura de vagas nas escolas públicas

“Eu quero uma escola que tenha atenção com minha filha. Que tenha mais contato individual, que tenha um cuidado pedagógico e psicológico com os alunos. E que não tenha discriminação em nenhum sentido. Minha filha quer ser juíza”. Essa foi a declaração de Maria Marta, pedagoga, que matriculou hoje, 12, pela manhã, a filha de 15 anos no Centro de Excelência do Colégio Atheneu.                                   

Assim como Maria, muitos outros pais querem uma rede pública de ensino digna para seus filhos. A hora de matrícula é sempre um momento de questionamentos, de esperanças e de renovação para os alunos. O Atheneu finaliza as matrículas do Centro de Excelência hoje, e o Colégio Dom Luciano está em fase de rematrícula. Toda a rede pública estadual estará matrículando novos alunos a partir do dia 22 de janeiro, e prosseguem até o fechamento das vagas. A previsão de início das aulas é 16 de fevereiro.

O centro

Dentro do Centro de Excelência foram abertas 300 vagas para a 1ª série do Ensino Médio. A proposta do colégio é manter esses mesmos alunos no segundo e no terceiro ano, por isso o ingresso só é permitido por meio de uma seleção para a 1ª série do E.M. O Centro é uma experiência do governo estadual de ensino integral e atividades práticas laboratoriais, que funciona desde o ano de 2003.

A mãe Maria Marta, matriculando a filha no Atheneu
“Nós enfrentamos algumas dificuldades, principalmente com relação a adaptação do aluno ao chegar no colégio. Para isso nós tentamos acompanhar de perto o aluno, conversando sempre com os familiares e trazendo ele pro ambiente escolar. Tudo é recompensado quando vemos o sucesso do aluno”, diz a diretora do Atheneu, Osvaldina Cruz.

Rematrícula e evasão escolar

O Colégio Dom Luciano, eleito o melhor da rede pública estadual de 2006, vai funcionar com oito turmas de 8ª série, 27 de 1ª série, 20 de 2ª série, e 16 de 3ª série do E.M. As matrículas serão abertas juntamente com o resto das escolas estaduais, em 22 de janeiro. O colégio teve 70 alunos aprovados em universidades particulares para 2007, e alguns já entraram pelo programa Prouni, do governo federal.

“Ainda não sabemos qual será a orientação dada pelo novo Secretário de Educação, mas por enquanto a escola continua a mesma para 2007”, fala a coordenadora Nicia Maria Gambardella. A aluna Fernanda Moraes foi hoje ao colégio confirmar sua matrícula para a 3ª série do E.M. “Me sinto preparada para o PSS, mas ainda não escolhi o curso”, comenta a adolescente que divide a sala com mais 44 alunos.

As duas escolas afirmam que o maior índice de evasão escolar se encontra no turno da noite, no qual se localizam os alunos mais velhos. A situação financeira das famílias pesa na hora de escolher entre estudos e trabalho. “A realidade financeira dos alunos é um dos principais problemas dentro do ensino médio”, comentou a coordenadora Lourdes Machado.

Municipais

Na rede municipal de ensino uma situação que chama a atenção é a sobra de vagas e a falta em outras, principalmente no ensino fundamental. Esse fato, de acordo com a secretária de Educação do município, Tereza Cristina, acontece devido a tendência do crescimento da população dos bairros periféricos como o Coqueiral, Coroa do Meio e Santa Maria, os que mais sofrem com a forte demanda de alunos. Algumas medidas devem ser estudadas para resolver o problema, como por exemplo a utilização de salas ociosas de algumas escolas com baixa procura.

O processo de matrícula da rede municipal começou nesta quarta e termina hoje, 12, para os alunos do ensino infantil. Já para o ensino fundamental, o período de matrículas se estende até o dia 19. Em 2007 são 1.565 novas vagas na rede municipal para creche, pré-escola, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais