Comerciantes desaprovam mudança de feira para mercados

Cerca de 150 comerciantes participam da feira (Fotos: Portal Infonet)

Sidney não concorda com a ação da Emsurb

Luciana acredita que a mudança não beneficiará os vendedores

Os feirantes que comercializam frutas, verduras e outros produtos na região da Praça João XXIII, no centro de Aracaju, estão insatisfeitos com a futura realocação das suas bancas para o mercado Albano Franco e outros mercados. A intervenção é da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pelos espaços públicos da capital. O cadastramento começou na sexta-feira, 29. 

Os comerciantes reclamam da mudança, e afirmam que não houve diálogo por parte da Empresa. Segundo eles, a realocação das bancas para outros espaços, acarretará em prejuízos para os 150 feirantes que estão instalados no local. 

O vendedor de frutas, Sidney Oliveira dos Santos, 28, está há oito meses com uma banca no local. Ele não concorda com a ação da Empresa, e afirma que caso tenham que sair da feira, realizarão um protesto. “Eles precisam se reunir com a gente para que possamos entrar em um acordo. Mas se não tiver, todos nós vamos para a rua, e congestionaremos o trânsito”, declara.

Há dois anos vendendo verduras na feira, Luciana dos Santos Barbosa, 22, acredita que a mudança não beneficiará os comerciantes, pois, segundo ela, já existem clientes fixos que provavelmente não se deslocarão para o local que as bancas serão levadas, o que irá gerar prejuízos. “Aqui é um local movimentado, fica ao lado do terminal e nós já temos uma freguesia que gosta da gente e gosta da feira também. Não podemos ir para um lugar para ter prejuízos”, afirma.

Emsurb

De acordo com a Emsurb, a feira instalada no local é irregular e a ação realizada nesta sexta é o primeiro passo para a organização do Centro da cidade que, segundo a Empresa, atualmente, está com parte da mobilidade urbana comprometida, por conta da invasão indevida dos espaços públicos.

Segundo o assessor de comunicação da Empresa, Augusto Aranha, ainda não há uma data, nem um local determinado para realocação. “A princípio os comerciantes que foram cadastrados hoje irão para o mercado Albano Franco, mas também há possibilidade de serem levados para outro local, o que não pode é ficar ali”, informa.

Aranha ainda afirmou que o objetivo da Emsurb é regularizar todo o centro da cidade, e que não há necessidade de diálogo com os comerciantes, já que, segundo ele, “neste caso existe uma ilegalidade, então não tem porque haver diálogo”, declara.

Por Yago de Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais