Muitas promoções, lojas preparadas, mas vazias. A procura pelo presente do Dia das Mães, comemoradao no dia 12 de maio, ainda não tem movimentado o comércio aracajuano. A expectativa é para os dias mais próximos da data comemorativa. Segundo alguns vendedores, dois motivos são responsáveis pela demora para a compra do presente: a mania de brasileiro de deixar as coisas para última hora e a espera pelo recebimento do salário no final do mês. “As pessoas só compram na semana que antecede o Dia”, diz a vendedora de uma loja de perfumes, como também afirma o vendedor de uma loja de eletroeletrônicos, Genival da Silva Oliveira. “As pessoas deixam para última hora e esperam receber o salário”, explica dizendo que a esperança de vendas é para a próxima semana. Ele acredita que se houvesse ações para envolver o cliente no período, as vendas aumentariam consideravelmente. “Falta o incentivo por parte da CDL que não faz e quando faz, faz em cima da hora e não ajuda muito”, reclama dizendo que em outros Estados esse tipo de ação funciona muito bem.
Em outros setores do comércio as vendas ainda não ‘decolaram’ porque existe uma espera pelas promoções da época. Para a vendedora de telefonia celular, Milene Vieira Lopes, a demora no lançamento da promoção tem provocado uma queda nas vendas. “A maioria das pessoas estão esperando a promoção do Dia das Mães que começa só dia primeiro”, afirma. Já para lojas de calçados o movimento tem sido intenso nos últimos 15 dias, seja para a pesquisa de preço ou para a efetuação da compra. Mas na opinião do sub-gerente Williams Santos, a falta de incentivo e divulgação por parte da Câmara Dirigente dos Lojistas (CDL) não tem colaborado com o aumento das vendas.
Comentários