Comitê de prevenção propõe a elaboração de uma cartilha

Reunião aconteceu na CDL (Fotos: Portal Infonet)

Representantes dos mais diversos órgãos que representam o Comitê de Prevenção a Incêndios na área comercial de Aracaju, voltaram a se reunir na manhã desta terça-feira,7, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O comitê deu início aos trabalhos e durante as discussões, ficou determinado a elaboração de uma cartilha formulada pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe que conterá as normas de prevenção de acidentes e que será distribuída diretamente aos lojistas pela CDL e entidades envolvidas.

Segundo o presidente da CDL/SE, Brenno Barreto, após a elaboração da cartilha, será realizado um workshop no dia 12 de maio. “O Corpo de Bombeiros fará essa cartilha que nos entregará um modelo até o dia 28. Depois dela pronta, faremos o lançamento dela no workshop ou em um evento a parte. Esse workshop vai ser dia 12 de maio às 8h da manhã e faremos a inscrição de pessoas para um treinamento tipo de brigada de incêndio para orientar os lojistas os primeiros passo para o combate de incêndio”, informa.

Também presente no encontro, o coronel Eduardo Carlos Pereira, subcomandante do Corpo de Bombeiros, destacou que apesar de todo o esforço dos órgãos integrantes do comitê, se faz necessário que os imóveis estejam adequados quanto às normas de segurança. “Nós vamos elaborar a cartilha orientativa esclarecendo alguns aspectos básicos como o funcionamento de um extintor, de um hidrante para que as pessoas possam se familiarizar com esses equipamentos e saber dar um primeiro atendimento em caso de um incêndio. Hoje o imóvel que vem sendo construído já vem se adequando, mas os antigos precisam buscar uma adequação”, afirma.

O tenente coronel Erivaldo Mendes, representante da Defesa Civil do Estado destaca a importância de cada órgão para se evitar problemas futuros. “Discutimos algumas estratégias no sentido de cumprir as normas existentes de legislação, mas também trabalhar pelo processo de orientação dos lojistas para que eles possam se adequar as normas de segurança de maneira mais eficiente e de certa forma evitar que incêndio que ocorreu volte a se repetir. É importante que cada órgão faça o papel para evitar problemas mais graves como incêndio, desabamento de prédio e buscar soluções do ponto de vista da educação, da fiscalização e depois punição”, conta.

Segundo o superintendente da Fecomércio, Alexandre Wendel, a reunião teve como norte a conscientização. “O encontro é para conscientizar todas as partes envolvidas, mas é fundamental que cada comerciante ele entenda que tem que ter o seu material de segurança e tem que deixar que seus funcionários usem esse material. Não adianta ter o extintor de incêndio e chegar na hora não poder usar porque está a venda”, afirma.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais