Condenados acusados por atentado contra irmãos

Momento em que o corpo de Adriano é removido para o IML (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Foram condenados os dois réus acusados pelo atentado praticado contra os irmãos Adriano Pires dos Santos e Lucas Pires dos Santos, crime ocorrido na manhã do dia 28 de agosto de 2013, em uma área próximo a um manguezal no bairro Lamarão, em Aracaju. Adriano morreu no local do crime e Lucas ficou ferido, na perna. Os réus, identificados como Cássio Freire dos Santos Bezerra e Gilberto de Oliveira Santos foram condenados, respectivamente, a 18 anos de reclusão e a 24 anos, quatro meses e 15 dias de reclusão, ambos em regime fechado.

Os réus foram a júri popular nesta quinta-feira, 31, em sessão realizada no Fórum Gumersindo Bessa. A sentença foi conhecida à noite, anunciada pelo juiz Edno Aldo Ribeiro de Santana, que conduziu a sessão de julgamento. Contra o réu Gilberto de Oliveira, a pena base foi fixada em 22 anos, quatro meses e 15 dias, mas foi aumentada em dois anos devido ao passado do réu, que já foi condenado em outro processo judicial por roubo.

O juiz estabeleceu pena base de 12 anos de reclusão para Cássio Freire pelo assassinato de Adriano Pires e outros 12 anos pela tentativa de homicídio praticada contra o irmão dele, Lucas Pires, que à época tinha 17 anos e ficou ferido na perna. Pela morte de Adriano, a pena base foi mantida, mas pelo atentado contra Lucas o juiz reduziu pela metade, fixando em seis anos de reclusão, porque não houve risco de morte, considerando que os ferimentos provocados possuem características de lesão leve.

Contra Gilberto de Oliveira, foi aplicada pena de 14 anos e três meses pelo assassinato de Adriano e de oito anos, um mês e 15 dias pelo atentado contra Lucas. E, ao final, a junção das penas foi agradava por mais dois anos em consequência da condenação do réu em outro processo judicial, no qual ele respondeu por envolvimento com prática de roubo.

O crime

De acordo com as investigações realizadas pela Polícia Civil, o alvo do atentado seria Lucas. Segundo a versão apresentada pela mãe das vítimas, Adriano tentou impedir a ação dos acusados e chegou a socorrer o irmão, levando-o para a residência. Mas os acusados invadiram a casa e teriam matado Adriano, com tiros.

Conforma a versão da mãe das vítimas, revelada no processo judicial, o crime seria uma espécie de vingança porque os acusados acreditavam que Lucas teria tido participação no assassinato de um dos irmãos dos réus em questão. A sentença aplicada aos réus cabe recurso.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais