Os condutores que perderam a Placa de Identificação Veicular (PIV) durante as fortes chuvas que ocorreram em Aracaju devem solicitar uma nova ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SE). A circulação de veículos sem uma das placas (dianteira ou traseira) em vias públicas é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o Detran-SE, no caso de furto, perda, roubo ou dano à placa veicular, o condutor deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO), para evitar problemas futuros. Em seguida, o responsável vai realizar uma vistoria junto a uma empresa credenciada ao departamento.
Ainda conforme o órgão, com o laudo de perda da placa, o condutor deve ir ao Detran-SE para emitir a segunda via da identificação veicular. Após o pagamento, o responsável ou procurador deverá seguir para uma empresa de estampagem.
Para o gerente de veículos do Detran, Clebson Pinto, este procedimento independe de ter perdido ou sido furtado. “Ao perceber que perdeu a placa, obrigatoriamente o proprietário deverá solicitar uma nova placa, pois não é permitido andar somente com uma placa, já que nem o BO ou qualquer outro documento substitui a circulação com apenas uma placa. Circular sem placa configura infração gravíssima, sujeito a multa, e sete pontos na CNH, além de remoção do veículo”, informou.
O Detran-SE também reforça que, para solicitar uma nova placa, o veículo não pode apresentar multas ou documentos em atraso. Observado alguma pendência, é necessária a regularização antes da solicitação do novo emplacamento.
por Carol Mundim e Verlane Estácio
com informações do Detran-SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B