Confira na íntegra o chat com Samarone sobre bilhetagem e trânsito em Aracaju

Samarone na redação do Portal Infonet
O Portal Infonet realizou na tarde desta segunda-feira, 10, o Chat sobre a bilhetagem eletrônica, que está sendo implementada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) nos transporte públicos de Aracaju.

Durante mais de uma hora, o superintendente Antônio Samarone esteve na sede da Infonet respondendo às perguntas enviadas por internautas em tempo real.

Além da bilhetagem, foram abordados temas relacionados ao trânsito de Aracaju, dentre outros.

Confira abaixo o Chat na íntegra:


16:15:59 Mediador entra na sala

 

16:16:56 [Mediador] Boa tarde!

 

16:20:55 [Mediador] Terá início mais um Chat do Portal Infonet. Este bate-papo tem o intuito de retirar as freqüentes dúvidas dos internautas que chegam a nossa redação. Os principais temas envolvem a implantação da Bilhetagem Eletrônica nos transportes públicos e trânsito da cidade de Aracaju

 

16:21:20 [Mediador] Para responder estes questionamentos teremos como convidado de hoje o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone

 

16:22:19 Samarone entra na sala

 

16:22:44 [Mediador] Para participar do Chat basta clicar no campo ao lado: “Envie Sua Pergunta”.

 

16:23:04 [Mediador] O tempo estimado para o Chat é de 40 minutos

 

16:23:33 [Mediador] Acompanhe, a partir de agora, o bate-papo com Samarone

 

16:23:45 [Mediador] Internauta (Eliana Dias Oliveira): Gostaria de saber como ficará a situação das pessoas que têm mais de 60 anos? Muito obrigada.

 

16:24:48 [Samarone] As pessoas com mais de 60 anos terão o uso do cartão facultativo. Quem tiver interesse em obter o cartão, deve procurar a SMTT.

 

16:25:22 [Samarone] Não será obrigatório o uso do novo cartão, porque a lei permite que somente a identificação já dê acesso aos serviços.

 

16:25:44 [Mediador] Internauta (Humberto): Gostaria de Saber como vai ser feita a aquisição do vale transporte para os funcionários das empresas, já que a partir de Dezembro/2007 estará sendo implantando e até o momento o Setransp não se pronunciou.

 

16:27:56 [Samarone] A implatação do vale transporte será feita após a conclusão da implantação no transporte escolar. As empresas comprarão o vale eletronicamente (através da internet), manda a relação dos empregados e no outro dia eles incorpararão os créditos no seu cartão no próprio ônibus.

 

16:28:25 [Mediador] Internauta (Fernando Correia): Caro Samarone, sabemos que das cidades onde a bilhetagem eletrônica existe, em 17% delas houve demissão e/ou redistribuição de tarefas dos cobradores. Qual a garantia, além da pura verbalidade, que estes trabalhadores terão que não serão demitidos ou terão os seus salários reduzidos?

 

16:30:09 [Samarone] Primeiro: continuará sendo possível pagar diretamente com dinheiro a passagem. Segundo: os equipamentos precisam ser monitorados. A idéia de que a bilhetagem demite é baseada num modelo europeu, onde as pessoas passam o bilhete na catraca voluntariamente. No Brasil, a realidade é outra.

 

16:31:18 [Mediador] Internauta (Elda e Iva Islane): Gostaria de saber como irá ocorrer a bilhetagem eletrônica para as empresas? Como ocorrerá a recarga? Os cartões serão nominais?

 

16:32:47 [Samarone] Os cartões podem ser nominais, a depender do interesse da empresa. A recarga é feita dentro do próprio sistema de transporte. As empresas podem acompanhar o saldo dos seus funcionários e no mês seguinte comprar somente o complemento.

 

16:33:01 [Mediador] Internauta (Fernando Correia): Superintendente, Em outras cidades que incorporaram tal sistema digital, ocorreu o seguinte: o uso dos passes ficou restrito apenas ao horário das aulas. Exemplo: se estudo pelo turno matutino, posso apenas usufruir dos passes por este período. Sabemos que isto é um reducionismo errôneo, já que limita a educação à frequência escolar, quando na verdade ela também inclui o lazer e tantas outras coisas. Existe alguma possibilidade disto acontecer aqui em Aracaju?

 

16:35:01 [Samarone] Em Aracaju, ocorreu o contrário: a sensibilidade do prefeito estendeu o direito ao uso do passe escolar para domingos e feriados. A novidade que poderá ser implantada em Aracaju é que as escolas públicas podem controlar o absenteismo e informar aos pais on-line, se os filhos estão ou não na escola.

 

16:35:18 [Mediador] Internauta (Jonathan Lessa e Iva Islane): Gostaria de saber se realmente haverá a possibilidade de uma pessoa pagar apenas uma passagem ao ter que, em um curto período de tempo, pegar dois ônibus. Isso foi cogitado pelo prefeito de Aracaju, mas não foi confirmado.

 

16:36:27 [Samarone] Sim, isso chama-se “Integração Temporal”, o que evitará deslocamento desnecessários em busca de terminais de integração.

 

16:37:10 [Mediador] Internauta (Estudante Vestibular): Eu gostaria de saber o porquê da demora para entregar as carteiras meia-passagem, principalmente ao pessoal pré-vestibular do Estado. Como podemos ter incentivos se somos pobres e já tinha uns três meses do cadastro e até agora só propaganda e nada de concreto. Espero que mais essa propaganda e entrevista venha com respostas positivas e rápidas soluções.

 

16:38:45 [Samarone] Na verdade, não há demora. Para os matriculados no segundo semestre de 2007, os cartões ficarão prontos ainda esta semana. Aos demais, todos já receberam.

 

16:39:46 [Samarone] Para os estudantes universitários, todos os cartões já estão prontos e serão distribuídos nos próximos dias. O problema é que serão distribuídos 90 mil cartões gratuitamente.

 

16:39:59 [Mediador] Internauta (Edison Carlos): A velocidade de 60 km/h em Aracaju nos parece complicada, porque não ficar com 70 kmh, em algumas avenidas 60 é inviável e atrapalha o trânsito. Quase sofri um acidente devido imprimir esta velocidade (60) na avenida Beira Mar. Um abraço.

 

16:41:55 [Samarone] Se você quase sofre um acidente a 60km/h, imagine com uma velocidade maior. Segundo: não há nenhuma relação entre deficiência de fluxo (engarrafamento) e velocidade. Pelo contrário, quando você aumenta a velocidade, mantendo as demais variáveis (número de veículos e espaço de vias) o engarrafamento aumenta com a velocidade.

 

16:42:23 [Mediador] Internauta (Antônio Silva): Quando o senhor era vereador chegou a questionar os parquímetros. Como ficará a situação deles agora? A PMA continuará enricar a empresa responsável? E o dinheiro (um percentual) que esta empresa é obrigada a depositar em nome da Prefeitura, para utilizar em melhorias, e não vinha sendo feito. Como podemos ter a garantia que esta empresa cumpre o acordo entre eles este depósito?

 

16:45:20 [Samarone] A questão dos parquímetros, enquanto forma de oferecer estacionamento no centro da cidade, no momento da implantação era necessário. Me posicionei contrário por meu despraparo e falta de cidadania no trânsito, como estou aproveitando este espaço para me reeducar, hoje acho que quando era vereador pensava errado. Entretanto, pelo aumento de volume do tráfego no centro da cidade, talvez hoje se precise mais de espaço do que de vagas para estacionamento.

 

16:45:50 [Samarone] Portanto, estamos estudando a possibilidade de retirar vagas de parquímetro do centro para construirmos canaletas exclusicas para ônibus.

 

16:45:58 [Mediador] Internauta (Fernando Correia): Samarone, sabemos todos que a meia-passagem não é um direito, é uma concessão. Direito é podermos ir e vir sem precisarmos pagar diretamente para tal. Assim como usufruímos de outros serviços essenciais sem pagar (só através das contribuições tributárias), também temos o direito de assim fazê-lo com o transporte “público”. Divergências a parte, sabemos que a concessão da meia-passagem é paga, na verdade, pelos usuários e não pelos donos do sistema, os empresários.

 

16:47:18 [Samarone] Sim, concordamos que quem paga a meia passagem, como todas as “gratuidades”, é o passageiro. Por isso que a bilhetagem eletrônica visa reduzir a evasão.

 

16:47:21 [Mediador] Internauta (Jeferson Matos): Em caso da perda ou roubo do cartão, como será recuperado os créditos? O que a pessoa deve fazer?

 

16:48:16 [Samarone] O sistema permanece com a memória dos seus créditos, que serão incorporados na segunda via do seu cartão.

 

16:48:41 [Mediador] Internauta (Policial):Os policiais continuarão da mesma forma ou vamos receber cartão também? Pois, até o presente momento a cúpula da polícia não se pronunciou!

 

16:49:33 [Samarone] Não existe, até agora, uma definição sobre isso. A minha posição pessoal é que o policial deve receber o vale transporte do Estado, como os demais funcionários.

 

16:49:43 [Mediador] Internauta (Ricardo Figueiredo): Por que a SMTT não fiscaliza a colocação de quebra molas que não são autorizados e retira o mesmo, vou dar exemplo em frente a escola estadual Judite Oliveira tem um quebra mola no inicio da escola e outro no fim da escola mais ou menos 10 mts um do outro, não poderia colocar só um na frente da escola?

 

16:49:53 [Mediador] outro caso é na Av. Franklin de Campos Sobral tem uma padaria que colocou 2 quebra molas só que a distancia ainda é menor que 10 mts, eu poderia citar vários exemplos em toda cidade.

 

16:52:45 [Samarone] Quando assumi a gestão da SMTT, já encontrei centenas de quebra-molas instalados irregularmente, sem autorização do órgão de trânsito. Uns colocados obedecendo as normas do Conatran, outros (a maioria) totalmente irregulares. A política atual é de colocar redutor de velocidade em locais em que exista demanda coletiva (escola, creche, hospitais…) e onde as estatísticas apontam significativos números de acidentes.

 

16:52:50 [Mediador] Internauta (José Maia) : Meu pai tem 68 anos, e tem direito a gratuidade nos ônibus. Minha pergunta é sobre como ele poderá exercer esse direito, tendo em vista que o mesmo não reside em Aracaju e vem a esta cidade, pelo menos três vezes ao ano. Como a bilhetagem irá atingí-lo. “O senhor nos abençoe e nos guarde”.

 

16:55:05 [Samarone] O seu pai, para ter o direito à gratuidade, basta apresentar a carteira de identidade. Entretanto, na prática, sabemos que vários motoristas tratam mal os idosos. Baixamos uma portaria determinando que as empresas só poderão contratar motoristas que fizerem o curso de especialização para conduzir pessoas. Acho que vai amenizar a falta de consciência de alguns moristas.

 

16:55:08 [Mediador] Internauta (Augusto César) : Quais os locais e como podemos fazer a carga para a catraca eletrônica?

 

16:56:33 [Samarone] No momento, como a implantação está apenas começando, esta recarga está sendo feita somente na SMTT e no Setransp. Entretanto, a previsão é que ela poderá ser feita de postos de serviço do Banese e nos terminais de integração.

 

16:56:40 [Mediador] Internauta (Ana Mello): Quando os usuários (empresa particulares ou pública; pessoas físicas) irão começar a utilizar o cartão eletrônico?

 

16:57:07 [Samarone] Provavelmente, no final de outubro.

 

16:57:11 [Mediador] Internauta: Como fica uma pessoa que recebe 80 vales e só gasta 40. O que faz com o resto, acumula?

 

16:59:24 [Samarone] Primeiro: como já falei antes, quem paga toda a conta do sistema de transporte é o passageiro. Inclusive, os impostos. Se você só precisa de 40 vales, não tem o menor sentido receber 80. O eticamente correto é você devolver os outros 40.

 

16:59:56 [Mediador] Internauta (Marcus Vinicius Corrêa): Não é bem uma pergunta, mas quero lembrar ao Superintendente Samarone que a Ciclovia da Tancredo Neves, de execução tão bem divulgada em faixas espalhadas pela cidade, carece urgente de fiscalização, pois apesar das placas de sinalização, a mesma vem sendo utilizada também por pedestres, andando ou fazendo jogging,

 

17:00:08 [Mediador] fato que compromete a segurança dos ciclistas usuários. Basta que uma bicicleta que porventura tente desviar de um pedestre desça para a pista dos carros, e o estrago está feito.

 

17:01:29 [Samarone] Concordo, entretanto, precisamos fazer um trabalho de conscientização também com os ciclistas, pois muitos deles preferem andar nas vias de veículos, deixando a ciclovia ao lado.

 

17:01:45 [Mediador] Internauta (Kathy e Miller Ramos) : Gostaria de saber para onde vai o dinheiro que é adquirido através das Multas? Existe alguma ação para minimizar/requalificar agentes coniventes com corrupção?

 

17:03:44 [Samarone] Todo recurso das multas são usados para sinalização da cidade e o trabalho de educação no trânsito. Atualmente, a SMTT possui uma equipe de 40 pessoas diariamente nas escolas e nos bairros da cidade fazendo esse trabalho de educação. Se você conhece algum agente da SMTT que está praticando corrupção é só informar que abriremos todos os procedimentos jurídicos cabíveis para casos de corrupção.

 

17:05:00 [Samarone] Sugiro que nunca dê propina a nenhum agente da SMTT, nem agente nenhum, se alguém insinuar, cabe a você denunciar formalmente. Nunca tive conhecimento de agente da SMTT recebendo propina.

 

17:05:11 [Mediador] Internauta (Daniela) : boa tarde superintendente, sou moradora da rua Bahia no Siqueira Campos e gostaria muito de saber ao certo do senhor, porque só colocar a rua Bahia em via única em uma quadra e não nela toda? Os acidentes são constantes principalmente no trecho da rua Bahia com Mariano Salmeron e Santa Catarina.

 

17:05:21 [Mediador] Gostaria de saber se vocês tem um projeto de verdade de fazer transformar ela toda em mão única. E se já tiverem que seja o mais breve possível. Agradeço desde já pela atenção.

 

17:06:59 [Samarone] Claro. O projeto é fazer a rua Bahia via única e usar como binário a rua Pernambuco. Estamos aguardando apenas que a rua Pernambuco receba um melhor recapeamento.

 

17:07:15 [Mediador] Com a grande demanda de perguntas que está chegando ao Portal Infonet iremos ampliar o horário do Chat em 20 minutos.

 

17:07:25 [Mediador] Internauta (Carla) : Os universitários já estão recebendo o cartão ou só as escolas, por enquanto? Estudo na UFS, como faço para adquirir o meu? Outra coisa o cartão será unificado com a carteira de meia-entrada?

 

17:08:16 [Samarone] Os cartões dos estudantes universitários já estão prontos, provavelmente serão entregues nos próximos 10 dias.

 

17:09:43 [Samarone] Existe um decreto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que institui que o estudante pode utilizar qualquer documento que comprove o vínculo com a unidade de ensino para fazer uso da meia entrada. Como a bilhetagem eletrônica comprova o vínculo, pode ser utilizado sim.

 

17:09:51 [Mediador] Internauta (Gorete Arruda) : Samarone em relação a venda e compra ilegal de passe escolar, em frente aos correios da rua de Bahia no Siqueira Campos há concorrência de abordagem a estudantes quando vão comprar passe muitas vezes os ‘compradores de passe’ nos forçam a vender. Com a bilhetagem eletronica será que teremos mais paz em relação a estes compradores?

 

17:10:48 [Samarone] Isso é uma prática criminosa. Como com o cartão eletrônico acaba este “comércio”, quem vive disso está com os dias contados.

 

17:10:50 [Mediador] Internauta (Edmundo) : Gostaria de saber por que não fechar o retorno em frente a AEASE já que existe retorno adiante tanto no sentido beira mar jardins e vice-versa. Obrigado.

 

17:12:46 [Samarone] Você tem razão. Entretanto, do ponto de vista cultural, a nossa população precisa ir se acostumando aos poucos a andar mais um pouquinho. Na verdade, do ponto de vista da engenharia de trânsito, nenhum retorno pode ser feito no meio da pista, sem a devida baia de desacelaração.

 

17:12:54 [Mediador] Internauta (Marcos) : Samarone quero saber as medidas que SMTT vai fazer pra desafogar mais ali na Farolândia próximo da Unit no horário das 22 horas

 

17:13:37 [Samarone] A medida já foi tomada: proibir o estacionamento a partir do farol. Entretanto, algumas pessoas insistem em desobedecer.

 

17:13:43 [Mediador] Internauta (Miller Ramos): Com os constantes engarrafamentos na avenida Ivo do Prado as 18 horas, não seria o momento de acabar com as inúmeras interrupções (retornos e semáforos) afim de manter um fluxo contínuo?

 

17:15:12 [Samarone] Na verdade, na avenida Ivo do Prado, entre a Assembléia Legislativa e o Contiguiba o problema foi bastante atenuado com a proibição do estacionamento. Hoje, o problema é maior na av. Beira Mar, principalmente, no trecho entre a Anísio Azevedo e Francisco Porto.

 

17:15:19 [Mediador] Internauta (Thiago): Quem precisar usar o ônibus, mas não tiver o cartão disponível, poderá pagar usando dinheiro?

 

17:15:32 [Samarone] Pode.

 

17:15:42 [Mediador] Internauta (Marcos): Eu gostaria de saber se eu posso usar meu cartão pra outra pessoa estando eu e a outra pessoa no ônibus na hora?

 

17:16:53 [Samarone] Se o seu cartão for de passe escolar, vale transporte, não. Caso trate-se de um cartão avulso, comprado com seu recurso, pode.

 

17:17:19 [Mediador] Internauta (Átila): Gostaria de saber como proceder quando for vítima de arbritariedades de guardas da SMTT. Levei uma multa e estou tendo muito trabalho para conversar com a ouvidoria de vocês, até hoje não obtive respostas…

 

17:18:01 [Samarone] Pode me procurar pessoalmente na SMTT.

 

17:18:17 [Mediador] Internauta (Marcos): No site da SMTT eu vou poder ver quantos créditos eu tenho no meu cartão?

 

17:18:59 [Samarone] Ainda não, mas é uma boa idéia.

 

17:19:18 [Mediador] Internauta (Welington): Gostaria de perguntar ao secretário o que a SMTT pretende fazer para coibir o excesso de velocidade dos ônibus coletivos nas ruas e grandes avenidas de Aracaju. Eu mesmo frequentemente já tive que fzer uma denúncia formal à SMTT de um ônibus que estava fazendo menobra perigosa na Av. Roberto Moraes no Santos dumont e Av. Maranhão. Mas observo que essa prática é quase generalizada dos domais motoristas de ônibus coletivos nas principais avenidas de Aracaju.

 

17:20:08 [Samarone] Já estamos fiscalizando os tacógrafos. E pretendemos implantar até o final do ano o monitoramento por GPS.

 

17:20:25 [Mediador] Internauta (Edmundo): Como conciliar a utilização de catracas eletrônicas com a proteção que se deve dar às pessoas em face da automação, já que se vê corriqueiramente a substituição do homem pela máquina e este se vê depois esquecido e sofrendo num mercado de trabalho tão competitivo?

 

17:20:59 [Samarone] Nesse caso, a automação não substitui o cobrador.

 

17:21:17 [Mediador] Internauta (Alberto): Se o estudante tiver no ônibus com a carteira e o aparelho der algum defeito, o que acontecerá? Levando em consideração que ele esteja sem dinheiro vivo.

 

17:22:49 [Samarone] Pela lógica, você deve passar livremente. Entretanto, na prática, o que vai ocorrer é imprevisível.

 

17:23:00 [Mediador] Coloque esta informação em outro intervalo: Neste momento, estamos encerrando o recebimento de perguntas devido ao grande número de questionamentos e o curto espaço de tempo.

 

17:23:17 [Mediador] Internauta (Marcos): Quais as medidas que a Setransp irá fazer pra impedir a falsificação dos cartões estudantis?

 

17:23:46 [Samarone] Não sei o que o Setransp irá fazer.

 

17:23:52 [Mediador] Internauta (Alice): Tem que reciclar os motoristas e cobradores de Aracaju, são uns grossos mal-educados, tratam o passageiro como se tivéssemos pedindo favor, é horrível!

 

17:24:46 [Samarone] Concordo, estamos tentando encontrar uma forma de transformar essas pessoas em parceiros da cidadania.

 

17:24:55 [Mediador] Internauta (Marco): Por que a SMTT não investe em obras estruturais como passarelas, viadutos, etc.. ? Somente em Aracaju que nós não encontramos passarelas na cidade, só porque não são rentáveis? assim como os pardais e radares.

 

17:26:55 [Samarone] São coisas distintas. Investimentos em viadutos, túneis, etc., visam tornar a cidade adequada aos carros, onde isto foi tentado, não terminou bem. Entretanto, dar segurança ao pedestre, que é o caso das passarelas, precisa saber se em Aracaju vamos encontrar alguém que aceite subir na passarela. Culturalmente há uma resistência muito grande.

 

17:27:04 [Mediador] Internauta (Fabiano Lobo) : Há algum projeto para implantação de semáforos na rótula da avenida Coelho e Campos com Gentil Tavares que fica próximo ao Incra?

 

17:27:35 [Samarone] Não. Mas mandarei o setor de engenharia observar esse cruzamento.

 

17:27:42 [Mediador] Internauta (Nadia): O que o senhor pode fazer quanto ao desrespeito que ocorre na rótula das ruas Lagarto, Gonçalo Rolemberg e Edésio no bairro São José, pois os acidentes são constantes e o perigo para os pedestres mais idosos em dia de feira é grande. Os motoristas que ali passam não respeitam ninguém.

 

17:28:58 [Samarone] Aquela rótula foi uma experiência da chamada “preferência negociada”. Parece que não deu certo em Aracaju.

 

17:29:13 [Mediador] Internauta (José Valter): O viaduto da Des. maynard (sentido UFS) falta duas alças. Será que a SMTT e EMURB poderiam viabilizar a construção destas alças?

 

17:30:05 [Samarone] No caso, é competência da Emurb, mas passarei a informação.

 

17:30:14 [Mediador] Internauta (Wendel Smith) : Por que no cruzamento entre as ruas Gonçalo Rolemberg e Ananias Azevedo no São José há um quebra molas se também tem um semáforo. O congestionamento é grande entre 12 horas e 18 horas, principalmente com os pais dos alunos do Pré – Escolar existente no local?

 

17:31:04 [Samarone] Claro, vou mandar verificar, pois se existe semáforo, o redutor de velocidade é ocioso.

 

17:31:24 [Mediador] Internauta (Marcos Antônio): Qual o procedimento que deverá ser adotado pelo cobrador em caso da máquina quebrar? Os usuários terão que descer do ônibus?

 

17:32:22 [Samarone] Não sei responder. É um assunto que ainda não foi discutido comigo.

 

17:32:28 [Mediador] Internauta (Cristiane): Samarone! Enfim alguém colocou cores agradáveis nos pontos de ônibus. Antes era das cores dos governos e vc mudou isso. Foi contra a vontade do prefeito?

 

17:33:10 [Samarone] Muito obrigado, pensei que ninguém ia notar!

 

17:33:22 [Mediador] Internauta (Ênio): Meu caro Samarone, qual a competência que a SMTT tem para colocar radares em Rodovia Estadual e Federal, e ainda, para cobrar multas deflagradas nestas? Se convênio existir, na qualidade de Gestor Público e Cidadão aracajuano, gostaria de saber como conseguir cópia dos mesmos para que possa averiguar sua possibilidade e validade jurídico-administrativa.

 

17:35:27 [Samarone] A SMTT só pode colocar equipamentos de fiscalização em rodovia federal ou estadual com o pedido dos órgãos gestores e a assinatura de convênio. Esse foi o caso da colocação dos equipamentos na Av. Osvaldo Aranha, via de acidentes freqüentes.

 

17:35:32 [Mediador] Internauta (Sales Neto): Parabéns a vc e ao Prefeito Edvaldo Nogueira pela coragem em realizar as mudanças necessárias para que possamos ter um trânsito mais civilizado. Um trânsito para todos.

 

17:37:00 [Samarone] Na verdade, nós apenas estamos iniciando um processo de reeducação no trânsito. Ou a sociedade percebe que o modelo atual de mobilidade está levando a uma redução na qualidade de vida, em alguns casos até ao caos, e começa a rediscutir que cidade nós queremos, ou a curto prazo não saberemos mais como resolver.

 

17:37:38 [Mediador] Internauta (Aldemir e Júlio): A carga do cartão terá validade para uso? Será possível “recarregar” meu cartão pelos correios tb

 

17:38:43 [Samarone] Não terá validade, pode usar em qualquer tempo. Provavelmente não poderá recarregar no Correio.

 

17:38:45 [Mediador] Internauta (Flávio Oliveira): Gostaria de saber como funcionará o cartão gratuidade, uma vez que sou Oficial de Justiça?

 

17:39:25 [Samarone] Será distribuído para as pessoas que tiverem esse direito garantido por lei.

 

17:39:30 [Mediador] Internauta (Antonio): Gostaria de saber se há estudos da SMTT, para tornar a rua Rafael de Aguiar em mão única, pois a mesma corre o risco de se tornar mais uma Nestor Sampaio.

 

17:41:16 [Samarone] Na verdade, não existe outra rua paralela para permitir transformar a Rafael de Aguiar em mão única. Entretanto, nós vamos abrir a Edézio Vieira de Melo para permitir o acesso à av. Rio de Janeiro em frente ao campo do Sergipe, que talvez venha a aliviar o fluxo na Rafael de Aguiar.

 

17:41:26 [Mediador] Internauta (Lima): Quando enfim vamos ter a licitação dos transportes públicos? Não dar para agüentar mais esse ônibus velhos.

 

17:43:35 [Samarone] Concordo, entretanto o problema é mais complicado do que parece. No final da administração passada, a Assembléia Legislativa aprovou uma lei prorrogando as concessões para a região metropolitana para mais quatro anos. Essa lei pode até ser inconstitucional, entretanto temos que esperar toda a tramitação jurídica, que pode levar muito tempo. A decisão do prefeito Edvaldo Nogueira é fazer a licitação. Estamos apenas tentando viabilizá-la juridicamente.

 

17:43:41 [Mediador] Internauta (Ricardo): Por que as empresas de ônibus não respeitam os horarios? e por que os õnibus vem sempre fazendo pega uns com os outros, além de não parar no ponto, eu denunciei uma vez será que a empresa é multada?

 

17:45:20 [Samarone] As empresas são multadas. Entretanto, a cobrança judicial dessas multas é dificultada por não existir nenhum contrato de prestação de serviços entre as empresas e a Prefeitura. As coisas funcionam há mais de 30 anos por ordem de serviço. A saída é a licitação, como defendeu o internauta Ricardo.

 

17:45:36 [Mediador] Termina agora o Chat Bilhetagem Eletrônica e trânsito de Aracaju do Portal Infonet. Agradecemos a participação de todos os internautas e do superintendente Antônio Samarone.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais