Após confusão e pancadaria no bairro Coroa do Meio, nas proximidades do Shopping Riomar, mototaxistas e agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vão parar na Delegacia Plantonista. Diversos mototaxistas foram para a Delegacia Plantonista(Fotos:Portal Infonet)
Por aproximadamente uma hora, na noite desta terça-feira, 9, a avenida de acesso ao bairro Coroa do Meio ficou completamente bloqueada, gerando um engarrafamento que atingiu quase toda extensão da avenida Beira Mar. O trânsito ficou bloqueado para quem saía do Centro em direção aos bairros da Zona Sul. Viaturas da Polícia, além do Corpo de Bombeiros, estiveram no local para controlar a situação.
Mototaxistas
De acordo com o mototaxista Luiz Carlos, os agentes realizaram uma abordagem imprudente, dando início a uma confusão generalizada. “Eles abordaram um rapaz que estava de moto indo em direção a Coroa do Meio e nesse momento já foram puxando a arma. Um mototaxista que passava no local percebeu a ação e se aproximou. Com isso o agente partiu para agressão verbal e depois agressão física. O rapaz teve que se defender”, relata.
Durante a confusão, viaturas da polícia estiveram no local para tentar contornar a situação e encaminhou os envolvidos na briga até a Delegacia Plantonista. Os outros mototaxistas que estavam no local seguiram as viaturas e ficaram aglomerados na frente delegacia. Agente Cácio, que preferiu não ser fotografado, mostra marcas da agressão
SMTT
Agentes da SMTT que estavam na delegacia para prestar depoimento explicaram, no entanto, que a confusão começou com os dois mototaxistas. “Nós estávamos fazendo o nosso trabalho de rotina, na tentativa de coibir o [transporte] clandestino, quando abordamos um rapaz de moto e solicitamos os documentos”, explica o agente Cácio George.
De acordo com Cácio, após a solicitação dos documentos, o motoqueiro informou que havia esquecido e que iria ligar para alguém levar até o local. “Nós permitimos a ligação porque achávamos que ele iria solicitar a alguém da família, quando na verdade ele entrou em contato com outros motoqueiros, que chegaram em bando ao local”, explica o agente.
Cácio revelou que ao tentar anotar o número da placa de um dos motoqueiros acabou sendo agredido. “Um dos motoqueiros que foi chegando ao local começou a criar confusão. Então fui até o fundo da moto para anotar a placa. Nesse momento recebi um tapa no rosto e como reação, fui tentar imobilizá-lo”, relata. Durante confusão mototaxistas fecharam a avenida na Coroa do Meio
O agente ainda explicou que os dois acabaram travando uma luta corporal e que alguns capacetes foram arremessados contra os agentes, que também tentavam controlar o agressor. “Nesse momento já tava toda a confusão formada e como estávamos em número menor, tentamos acalmar os ânimos. Com isso o primeiro motoqueiro abordado aproveitou e fugiu do local, o que para nós fica claro que ele estava rodando de maneira irregular”, ressalta.
Associação
O presidente a Associação dos Mototaxistas, que também esteve presente no local, pontuou que a utilização de armas por parte dos agentes tem provocado inúmeras confusões. “Agora com a liberação da utilização de armas, esse agentes esquecem que estão lidando com pessoas, com seres humanos, realizam abordagens grosseiras e, acima de tudo, imprudentes”, acusa o mototaxista.
Para Irinaldo situações como a que aconteceu na noite desta terça-feira serão apenas o início do que pode ainda acontecer. “O que o prefeito quer é que gente de bem acabe matando gente de bem, porque nós somos trabalhadores, pais de família e estamos defendendo a nossa sobrevivência, assim como também certos agentes da SMTT. Em uma dessas abordagens alguém pode acabar sendo atingido por um disparo, até mesmo acidental”, supõe. Irinaldo diz que confusão é apenas uma amostra do que pode acontecer
De acordo com o Presidente da categoria, apenas na capital sergipana o problema tem se agravado. O que agente não entende é porque apenas em Aracaju ainda existe essa perseguição aos trabalhadores. Existem mototaxistas em várias cidades do interior, mas aqui somos vistos pela prefeitura como bandidos”, lamenta.
Obs: Até a publicação desta matéria, agentes da SMTT e diversos mototaxistas ainda prestavam depoimento na Delegacia Plantonista.
Por Alcione Martins e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B