Conheça sete lugares para praticar exercícios ao ar livre em Aracaju

0
A utilização da máscara em espaços abertos também se faz nessária (Foto: Felipe Goettenauer)

Para manter a rotina com a execução de exercícios físicos, priorizar ambientes ao ar livre se torna uma alternativa mais acessível que garante segurança e evita o contágio da covid-19. O recomendado pelas autoridades da saúde sempre foi o mesmo: utilizar a máscara como medida de proteção é essencial até mesmo em locais abertos e mesmo que a pessoa esteja sozinha.

Na capital sergipana, Aracaju, não se torna difícil encontrar um local para a realização de atividades físicas, como corridas e caminhadas, exercícios aeróbicos e até mesmo de força. Confira alguns locais que possibilitam a realização de exercícios ao ar livre em Aracaju.

Orla de Atalaia

Considerada a orla mais bonita do Brasil, a Orla de Atalaia funciona 24h por dia e é um dos cartões postais de Aracaju. Além de fazer atividades físicas, é possível também aproveitar a vista pertinho do mar e tomar água de coco para se refrescar após uma caminhada.

Por ser um local de forte visitação de turistas e nativos, é importante frisar a necessidade de manter o distanciamento social, prestar atenção nas práticas de prevenção ao Covid-19 e sempre estar utilizando a máscara facial.

Orla Sul

O primeiro trecho da obra da Orla Sul, localizada logo após a Orla da Atalaia, foi inaugurado recentemente e possui longas pistas para caminhadas, ciclovias e equipamentos esportivos de uso coletivo. Por este motivo, o local, apesar de ser um novo ponto turístico de Aracaju, já é indicado para quem deseja praticar esportes ao ar livre com vistas para a praia.

Com o aumento da circulação de pessoas na Orla Sul, o distanciamento social e a utilização da máscara de proteção evitam a proliferação da covid-19.

Parque Municipal Governador José Rollemberg Leite (Parque da Cidade)

Considerado o principal espaço de lazer da Zona Norte e também a última reserva de Mata Atlântica na capital sergipana, o parque da cidade também oferece muito espaço para caminhadas e práticas de atividades esportivas. Seguindo os protocolos de segurança determinados, o horário de funcionamento do parque é de segunda a domingo, das 7h às 15h.

Parque Augusto Franco (Sementeira)

O Parque Augusto Franco, popularmente chamado de Sementeira, está funcionando diariamente, das 5h às 21h45.

O parque dispõe de um espaço arborizado que proporciona contato direto com a natureza. Considerado um dos principais pontos turísticos de Aracaju, o Parque da Sementeira é ideal para a prática de atividades físicas. O parque também oferece quadras esportivas, pistas de corrida e de passeio além de estacionamento gratuito, banheiros e mesas cobertas para uso coletivo.

Para adentrar ao parque, o frequentador(a) deverá estar fazendo uso da máscara de proteção e respeitar as medidas para o distanciamento físico. Além disso, a entrada estará restrita a portaria principal da Sementeira (Av. Jornalista Santos Santana).

Parque Governador Antônio Carlos Valadares (Cajueiros)

Aberto 24h por dia, o Parque Governador Antônio Carlos Valadares, conhecido como Parque dos Cajueiros, oferece aos seus visitantes áreas urbanizadas ao ar livre com pista de skate, quadras esportivas, alamedas jardinadas e espaços com sombra. É ideal respeitar as normas sanitárias, o distanciamento social e usar máscara de proteção.

Parque Ecológico Poxim

Inaugurado em outubro de 2020, o Parque Ecológico Poxim foi construído com materiais sustentáveis e oferece diversas atividades de contato maior com a natureza e possui uma academia de uso coletivo.

Para desfrutar das disposições do parque, também é necessário estar cumprindo as normas sanitárias já citadas anteriormente, utilizar máscara de proteção e manter o distanciamento social. O Parque Ecológico Poxim funciona todos os dias, das 8h às 18h.

Calçadão da Praia Formosa e Calçadão da 13 de Julho

O Calçadão da Praia Formosa e o Calçadão da 13 de Julho foram adotados como espaço de lazer pelos aracajuanos. Como o próprio nome já diz, os espaços apresentam uma extensa área de passeio, ideal para caminhadas.

Estes locais são abertos 24h e disponibilizam quiosques de comida  (com horário de funcionamento próprio) e vagas de estacionamento.

Pontos alternativos

A capital sergipana oferece diversas praças públicas distribuídas em vários bairros, algumas destas praças possuem passeio para a realização de caminhadas e alguns aparelhos de uso coletivo para a realização de atividades físicas. Por ser de uso coletivo, é importante se atentar à utilização de máscara e álcool em gel para se manter protegido, além de respeitar o distanciamento social.

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais