Conselho do Direito da Mulher empossa Érika Leite

A posse de Erika Leite aconteceu nesta terça-feira, 27 (Foto: Seidh)

A nova diretoria do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) tomou posse na manhã desta terça-feira, 27, em solenidade realizada na sede da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social (Seidh). O evento reuniu representantes de diversos órgãos públicos e movimentos sociais. Composto por representantes governamentais e da sociedade civil, o CEDM passa a ser presidido por Érika Leite, que também dirige a União Brasileira das Mulheres (UBM) em Sergipe.

Segundo a nova presidente, seu trabalho pelo direito das mulheres começou cedo, ainda no movimento estudantil, e já são mais de oito anos de militância. “É uma luta que assumi para mim e para todas as companheiras, adultas ou crianças, para que eu possa ajudá-las direta ou indiretamente”, disse. Sobre a missão de presidir o CEDM, Érika destacou a importância do Conselho no enfrentamento à violência. “Vamos continuar fortalecendo nossa rede com o Governo, o Ministério Público, Tribunal de Justiça, a Frente Parlamentar em defesa da Mulher na Assembleia Legislativa, e a sociedade como um todo. Vamos estabelecer esse contato e, assim, diminuir os índices do feminicídio”, afirmou.

Durante a solenidade, Érika ainda prestou uma homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Sergipe, todos por arma branca. Ao ler os nomes da lista, a plateia respondia: “presente!”, num ato de reverência. Foram mencionadas por Érika, “Erislane Matos, de São Cristóvão; Marjorie Ane, de Moita Bonita; Ângela Maria, de Itabaiana; Editelma Maciel, de São Cristóvão; Michele Nascimento, de Nossa Senhora do Socorro; Maria Clara, de Estância, Rafaela Santos, de Malhador; Eliane de Jesus, de Itaporanga D’Ajuda; Camila Rocha, de Nossa Senhora da Glória”.

“É por elas que estou aqui, não só por elas, mas também pelas meninas que, desde seu processo de criação, já começam a ser violentadas no próprio seio familiar. Não vamos nos calar. Nós mulheres temos que nos articular e nos fortalecer e, assim, conquistar nossa voz e o nosso poder”, finalizou a presidente.

Edivaneide Paes, coordenadora de Políticas para Mulheres da Seidh, agora vice-presidente do CEDM, destacou a importância de uma representante da sociedade civil chegar à presidência do Conselho. “Quanto mais vozes, melhor para a nossa luta. Érika Leite foi eleita por nos representar e sabemos que ela vai ampliar anda mais nossa rede para enfrentar a violência contra a mulher. Nós, do Governo Estadual, aqui estamos para fortalecer esta luta e colocar o que estiver ao nosso alcance em prol do avanço das políticas públicas e proteção e atenção à mulher em Sergipe”, disse.

Encontros abertos

As reuniões do CEDM são abertas para quem desejar participar e contribuir para a construção políticas públicas. Elas acontecem mensalmente, nas segundas semanas de cada mês, às terças-feiras, às 9h, na sede da Seidh, situada na Rua Santa Luzia, 680, bairro São José.

Fonte e foto: Seidh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais