Conselhos de mãe: prova de amor incondicional aos filhos

Marília reunida com sua avó, mãe e filha (Foto: Arquivo Pessoal / Facebook)

Quem nunca ouviu dizer que conselho de mãe é sagrado? E quantas vezes ouvimos histórias de pessoas que se arrependeram por não seguir o conselho de suas mães? Os conselhos dados pelas mães variam de algo simples, como o "vá dormir que amanhã tudo se resolve", a conselhos amorosos e profissionais.

A auxiliar administrativa, Marília Pinheiro, conta que certa vez pagou caro por não escutar o conselho de sua mãe. “Eu queria ir para uma vaquejada no interior e minha mãe me disse para não ir. Comprei uma roupa nova para a festa. No dia da vaquejada, roubaram minha roupa na escola onde eu estudava e na festa, furtaram meu sapato”.

“Depois disso, dou atenção a tudo aquilo que minha mãe fala. Acredito que existe uma ligação muito forte entre mãe e filho. Sou mãe e hoje percebo muito isso. Todas as mães desejam o bem para seus filhos”, acrescenta Marília.

Já o estudante, Lucas Vieira, diz que a relação estreita que possui com sua mãe, sempre o ajudou a compreender os conselhos dados por ela. “A gente conversa muito sobre tudo. Sempre escuto os conselhos por conta desta relação de amizade franca que temos”.

Lucas Vieira e sua mãe

“Mesmo se tomar uma atitude que ela não concorde muito, minha mãe sempre me fala que está do meu lado. Isto é importante para dar segurança ao filho. Só tenho a agradecer a mãe que tenho. Desejo vida longa para ela”, afirma o estudante.

Opinião

Para a psicóloga, Thaís Lopes, a relação de afeto entre mães e filhos se inicia ainda na gestação, pois é a partir desse momento que eles tornam-se prioridade na vida delas. “A eles são depositados investimentos de afeto, proteção e cuidado durante toda a vida”.

A psicóloga relata ainda  que as mães são capazes de grandes esforços para poupar seus filhos de quaisquer sofrimentos. “O processo de aprendizagem humana acontece por observação, pela vivência e por modelação.  Os filhos aprendem muito a partir da observação do comportamento de seus responsáveis, porém outros aprendizados ocorrem pela via da experiência pessoal. Portanto, é sabido que ao mesmo tempo em que ouvimos e seguimos alguns conselhos de nossas mães, outras experiências ocorrem pelo processo natural da vida”, finaliza Thais.

Por Geilson Gomes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais