Consórcio definirá novo sistema de transporte na área metropolitana

Instalação do consórcio metropolitano do transporte público coletivo (Foto: Ascom/Prefeitura)

Os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristóvão) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros) e o governador Fábio Mitidieri realizaram, nesta segunda-feira, 13, a instalação do consórcio metropolitano do transporte público coletivo da Grande Aracaju. Reunidos na sede da Prefeitura de Aracaju, os gestores promoveram a assembleia inaugural da autarquia, que visa assegurar a melhoria do transporte público na capital e na região metropolitana.

O consórcio, que é formado pelos quatro municípios e pelo Governo de Sergipe, levará à criação de uma entidade pública que definirá o formato do sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Aracaju e as obrigações de cada ente na gestão do serviço. A administração será de competência da Prefeitura de Aracaju, por ser a capital e a mais populosa entre as quatro cidades, e todas as discussões serão conduzidas de forma coletiva. Criado o consórcio, será publicado, em breve, o edital para a licitação do transporte coletivo, instrumento que representa um importante avanço para esses quatro municípios, como destacou o prefeito Edvaldo.

“Essa é uma grande vitória. Estamos instalando, oficialmente, o consórcio do transporte coletivo da Grande Aracaju e, a partir dele, tomaremos medidas muito importantes que trarão resultados para o presente e futuro do transporte coletivo das nossas cidades. Nesta primeira assembleia, discutimos as questões, as deficiências, os problemas existentes no sistema e marcamos uma nova reunião extraordinária já para o dia 22 de novembro, às 17 horas, para que possamos apresentar as primeiras soluções mais imediatas. Será nesta reunião que oficializaremos as propostas para a melhoria do transporte público da região metropolitana”, afirmou o prefeito da capital.

Ao pontuar o que foi discutido na assembleia inaugural do consórcio, Edvaldo detalhou como se deu a nomeação dos membros que compõem o órgão. Como prefeito da maior cidade, o gestor de Aracaju assume a presidência do consórcio e o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, a Diretoria Executiva. “O governador Fábio Mitidieri e os demais prefeitos das cidades da Grande Aracaju também terão participação efetiva. Nossa ideia é já na próxima reunião apresentar resultados imediatos, com base nas discussões em torno da primeira parte do estudo, que foi realizado a partir da consultoria com a ANTP, e do relatório completo que será apresentado e debatido neste segundo encontro”, reiterou.

O governador Fábio Mitidieri acrescentou que o consórcio “será um instrumento em que trabalharemos juntos pela melhoria deste serviço”. “Inclusive, debatendo sobre a questão de subsídio, como seria a proporcionalidade, já que tudo isso tem um impacto. Temos uma preocupação com a frota, mas temos, também, uma preocupação com as contas públicas dos municípios que precisam fechar. Então, envolvemos todas as áreas para que possamos apresentar soluções concretas e imediatas para a população que anseia por um transporte público de qualidade”, reforçou.

Consórcio metropolitano

As discussões para a instalação do consórcio foram iniciadas ainda em 2018, quando o prefeito Edvaldo anunciou o início do processo e promoveu a primeira reunião entre os prefeitos das quatro cidades que integram a Grande Aracaju, originando, entre as medidas estabelecidas, a formação de uma comissão com representantes dos municípios para o estudo das leis existentes, com a finalidade de se chegar a um resultado que fosse benéfico às quatro cidades.

Passada a fase de combate à pandemia, em 2022, a Prefeitura de Aracaju, que lidera o processo, contratou a Associação Nacional de Transporte Coletivo (ANTP) para a prestação de consultoria especializada, com a finalidade traçar um diagnóstico preciso do sistema de transporte público que abrange a Grande Aracaju. Para a contratação dessa consultoria, a gestão da capital investiu R$1,9 milhão.

No último dia 9 de outubro, os gestores de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro voltaram a se reunir para estabelecer um cronograma de agendas. E já no dia 11 daquele mês, os prefeitos da Grande Aracaju, a convite do prefeito Edvaldo Nogueira, participaram de um uma nova reunião, na qual foram apresentados os resultados da consultoria realizada pela ANTP.

Com informações da PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais