Consumidores de energia têm mais uma chance

Termina no próximo dia 31 a campanha do Plano Fácil, da Energipe. Em entrevista a Rádio Liberdade FM, na dessa sexta-feira, o diretor adjunto da Energipe, Luiz Cláudio e o assessor de comunicação, Augusto Aranha falam do Plano, que visa resgatar os clientes com situações de atraso nas contas de energia. Há 40 anos, a Energipe não tem um programa de facilitação à quitação de dívidas dos inadimplentes. Este programa assiste aos setores comercial e residencial. O principal meio de atendimento da Energipe é o 0800-2810070, que permite que o cliente resolva a maior parte de suas pendências sem sair de casa. O programa está em andamento desde o último dia 15 de abril, oferecendo descontos de até 100% na correção monetária, que podem ser pagas em até 36 meses. A única exigência para a regulamentação da situação de quem está em pendência é que a unidade consumidora esteja no nome da pessoa que está solicitando o Plano. “O mais importante é o cliente voltar a ser consumidor de energia”, afirma Luiz Cláudio. Hoje, mais de 2 mil consumidores estão sem energia elétrica. Algumas pessoas questionaram a Rádio Liberdade FM quanto à troca dos equipamentos de medição de energia. “Esta medida é uma obrigação da empresa. A troca de equipamentos é para mensurar os gastos. Vários órgãos tomam esta medida e, no caso da energia elétrica, deve ser trocado de três em três anos. Estamos há mais de um ano em campanha, trocando os medidores. Isso é bom para o consumidor que vai estar consumindo uma energia regularizada pelo Instituto Nacional de Metrologia – Inmetro”, diz Luiz Cláudio, ressaltando que este procedimento não tem nada a ver com a hipótese levantada sobre as contas do apagão. “Os equipamentos de medida são, em maioria, mecânicos e a tendência é de que sejam danificados, provocando uma deficiência na medição com o passar do tempo. Um novo medidor passa a marcar de forma correta e isso não quer dizer que o consumo de energia foi aumentado. Para se ter uma idéia, tivemos consumidores que pagavam apenas 20% do que consumia, isso devido ao medidor que estava danificado. Queremos ser justos e cobrar de forma correta”, ressalta Luiz Cláudio.

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