A biblioteca municipal Clodomir Silva promoveu essa manhã uma sessão especial do projeto ‘Hora do Conto’, com o contador Gustavo Muniz. O carioca, que viveu nove anos em Aracaju e hoje mora em Belo Horizonte, está na cidade de férias e resolveu procurar o projeto para conhecê-lo. Após uma troca de experiências com contadores locais, Gustavo teve a experiência de contar histórias para crianças da comunidade do Siqueira Campos. Gustavo Muniz no meio da contação
Gustavo é formado em direito pela UFS e funcionário da Receita Federal em Minas Gerais. Há dois anos começou a participar do projeto ‘Era uma vez’ na capital mineira, similar ao ‘Hora do Conto’, e se apaixonou pela arte de contador. “Eu sempre tive muita vontade de contar as histórias herdadas pelos meus pais e avós. Mas precisava observar os contadores mais velhos para aprender as técnicas e tomar confiança”, comentou.
Durante as suas primeiras contações, Gustavo preferia as histórias que desvinculavam da realidade. “Mas com o tempo percebi que o interessante é transmitir os valores. Se a gente consegue isso, estimula a capacidade de pensar nas crianças, e assim estamos garantindo a verdadeira liberdade”, relata o jovem.
Há dois anos, o bacharel se dedica ao estudo da Logosofia, e diz que ela influencia nas suas contações. “Na verdade eu sou um iniciante. Mas essa ciência procura proporcionar ao ser o conhecimento de si mesmo. É a busca de valores e conceitos necessários para o desenvolvimento do consciente psicológico”, relata.
Na contação dessa manhã, Gustavo foi acompanhado da escritora Telma Costa, e falou para uma platéia de 25 crianças. “Eu estou curiosa para a contação. Ainda não vi nenhuma”, disse Ana Maria Ribeiro, 10 anos. A Biblioteca Clodomir Silva fica localizada no bairro Siqueira Campos, rua Santa Maria, 314.