Copa: Oi transmite o equivalente a 80 milhões de fotos

Redes da Oi para a FIFA transmitem o equivalente a mais de 80 milhões de fotos na Copa do Mundo mais conectada da História (Foto: divulgação)

A Oi forneceu com sucesso os serviços de telecomunicações e TI para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, edição mais conectada na história do campeonato. Nos 31 dias de competição, a companhia registrou 74 terabytes de dados trafegados nas redes de mídia e informática providas para a FIFA e utilizadas pelos cerca de 20 mil profissionais de mídia de 113 países credenciados para cobrir o evento. O volume de dados foi o triplo do registrado na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 (cerca de 25 terabytes) e equivale a mais de 80 milhões de fotos em resolução normal ou cerca de 20 milhões de fotos em alta resolução.

“Chegamos ao fim da Copa do Mundo com a certeza de que a Oi está preparada para atuar como fornecedora de Telecom e TI em qualquer grande evento internacional. O recorde de Copa mais conectada consolida a experiência acumulada pela Oi ao longo dos últimos anos com atuação em outros eventos, tanto na área de esportes quanto na de entretenimento, como o Rock in Rio 2013, e de conferências internacionais, como a Rio + 20”, afirma José Claudio Moreira Gonçalves, diretor de Operação Centralizada da Oi.

O maior volume de tráfego de dados (3,2 terabytes) foi registrado no dia 23/06, quando aconteceram outros quatro jogos da fase de grupos (Brasil x Camarões, Austrália X Espanha, Chile x Holanda, e Croácia x México). Até as semifinais da Copa do Mundo da FIFA 2014, os maiores volumes de tráfego de dados em cada fase da competição foram registrados nos dias de jogos do Brasil. Na última fase, o tráfego da final entre Alemanha e Argentina (13/07) superou o da partida entre Brasil e Holanda (12/07).

Comparando os dias com apenas um jogo, o domingo da partida final e a terça-feira da semifinal entre Brasil e Alemanha (08/07) foram os dias com recorde de tráfego de dados, chegando a cerca de 2,2 terabytes – o equivalente a 2,5 milhões de fotos em resolução normal ou 614,5 mil fotos em alta resolução.

Até o término da partida final, 404.299 mil dispositivos se conectaram na rede wi-fi exclusiva para a mídia e a FIFA nas 12 cidades-sede. A Oi observou na Copa do Mundo o fenômeno da multiconexão, sendo muito comum um único usuário estar conectado com dois a três dispositivos ao mesmo tempo, em função da utilização simultânea de computadores, tablets e smartphones.

O tráfego de dados total nas redes da Oi para a FIFA mais que dobrou desde os primeiros dez dias de competição, quando a companhia já havia registrado volume de 32 terabytes de dados, superando todo o volume de dados trafegados nas redes da Copa do Mundo da FIFA 2010 na África do Sul. Além de estabelecer um novo recorde, a Oi foi elogiada pela FIFA pela qualidade dos serviços prestados.

A FIFA já havia elogiado publicamente os serviços fornecidos pela Oi, durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, no dia 24 de junho. A Oi foi selecionada pela FIFA para prover conexão de internet e serviços corporativos de telecomunicações para a própria FIFA e para os profissionais de mídia credenciados que noticiaram o evento para todo mundo. Os serviços de conectividade da Oi, para internet cabeada e wi-fi, foram fornecidos nos centros de imprensa; tribunas; entorno do campo; salas de coletiva; zonas mistas; estúdios de gravação; e caminhões de geração de imagens dos 12 estádios da Copa do Mundo, além do Centro Internacional de Transmissão (IBC), no Riocentro.

Estatísticas sobre os serviços de TI e telecomunicações fornecidos pela Oi

• Até o final da Copa do Mundo da FIFA, 404.299 mil dispositivos se conectaram à rede WiFi nas 12 sedes.

• A maior quantidade de aparelhos simultaneamente conectados à rede WiFi foi de 7.596, o que aconteceu duas horas antes da partida de abertura entre Brasil e Croácia.

• O recorde de dispositivos conectados simultaneamente à rede WiFi em uma única cidade-sede foi de 2.460 às 18h do dia 13 de julho, no Maracanã, durante a partida final entre Alemanha e Argentina

Maiores tráfegos de dados nas redes da Oi para FIFA em cada fase da Copa do Mundo
• Recorde na fase de grupos
3,2 terabytes no dia 23/06 (jogos Brasil x Camarões, Austrália x Espanha, Croácia x México e Holanda x Chile)
• Recorde nas oitavas de final
2,5 terabytes no dia 28/06 (jogos Brasil x Chile e Colômbia x Uruguai)

• Recorde nas quartas de final
2,5 terabytes no dia 04/07 (jogos Brasil x Colômbia e Alemanha x França)

• Recorde nas semifinais
2,2 terabytes no dia 08/07 (jogo Brasil x Alemanha)
• Recorde na fase final
2,2 terabytes no dia 13/07 (jogo Alemanha X Argentina)

Com informações da OI

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais