Coronavírus: quem descumprir isolamento responderá criminalmente

Delegada-geral anunciou medidas nesta sexta-feira (Foto: Arquivo/SSP)

A delegada-geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza, em comunicado à imprensa, anunciou na manhã desta sexta-feira, 20, as medidas que serão adotadas pelos policiais para o cumprimento da ordem pública e do cumprimento dos decretos promovidos pelo Governo do Estado e prefeituras em razão da pandemia do Covid-19 (coronavírus). Pessoas que testaram positivo para o vírus, por exemplo, ou estão sob suspeita, precisam cumprir a quarentena e isolamento. De acordo com a delegada, pessoas nessas condições que desrespeitaram as recomendações médicas, responderão criminalmente.

“Se eles forem flagrados em ambientes públicos, estarão cometendo um crime previsto no artigo 268 do Código Penal, e vão responder criminalmente, com pena de que varia de dois meses a um ano de prisão”, explica. A delegada estendeu o alerta para comerciantes de setores que, por decreto, devem manter fechados os estabelecimentos. “Desobedecer os decretos, é descumprir a lei. Quem for flagrado, também vai responder por desobediência”, pontuou.

A delegada explicou que outra medida que já está sendo adotada pela estrutura da Secretaria de Segurança Pública é a extensão de tipos penais que podem ser registrados através da delegacia virtual. “Pelos sites da SSP, da Polícia Civil e pelo Portal Cidadão, a pessoa agora vai poder fazer o registro de todas as infrações penais sem precisar se deslocar para uma delegacia. É uma medida para evitar o contágio desse vírus”, disse a delegada.

A Polícia também está colocando o seu disk denúncia 181 à disposição da população para denunciar preços abusivos de produtos de higienização e proteção contra o vírus, além de pessoas que estejam descumprindo os decretos. “A gente quer que a população entenda que a Polícia Civil está a disposição. Temos equipes para atender as denúncias, realizar flagrantes e ajudar nesse combate”, frisa.

Proteção dos policiais

A delegada-geral também mostrou preocupação com a situação dos policiais em relação a exposição ao vírus. “Nós estamos com dificuldade para encontrar material de proteção. Conseguimos uma parte com a Secretaria de Saúde e já estamos distribuindo em delegacias, como sabonetes líquidos, máscaras. Mas já definimos que aqueles com mais de 60 anos, mulheres grávidas, e todos os profissionais que estão no grupo de risco, vão ficar em isolamento social. Alguns tiveram as férias antecipadas, outros fazendo home office, se houver condições”, detalhou a delegada.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais