Corpo de Bombeiros faz alerta para cuidados no mar

Corpo de Bombeiros faz alerta para banhistas (Foto: Arquivo Infonet)

As ocorrências envolvendo afogamentos no período de feriados de fim de ano, e no verão são crescentes, devido ao grande número de visitantes em todo o litoral sergipano. Para evitar problemas recorrentes nessa época, como afogamentos e crianças perdidas dos pais, o Corpo de Bombeiros de Sergipe (CB) faz um alerta aos banhistas. Somente este ano, o CB atendeu até o momento 85 ocorrências.

O major Carlos Alves, indica quais os pontos que representam perigo para os banhistas. Segundo ele, os locais estão sinalizados. “Os turistas devem estar atentos sempre para a praia onde tem o encontro do rio com o mar onde a correnteza é mais intensa”, diz.

Coroa do Meio

O alerta é para os frequentadores  da Praia dos Artistas na Coroa do Meio. De acordo com os Bombeiros, há uma formação de valas muito intensas e o local é impróprio para banho.

Atalaia

Segundo o Major Carlos Alves, na região dos lagos o cuidado também deve prevalecer. No local, há também formação de valas e os banhistas devem ficar atentos aos avisos das placas.

Interior

No interior as praias do Abais, Caueira e Saco também requer cuidados em alguns pontos, que são perigosos.

Cuidados ao entrar no mar

Ingerir bebida alcoólica e estar com a barriga cheia não combina com banho de mar, alerta o Corpo de Bombeiros. Segundo eles, nas duas situações os banhistas se tornam vulneráveis e podem se afogar com facilidade. “Beber e entrar no mar é perigoso. E nos casos de ingestão de comida muito pesada, na hora do banho aumenta a probabilidade de mal súbito no mar”, diz Alves.

Crianças

Outro alerta foi direcionado para os pais que vão passear acompanhados dos filhos. “Os pais devem manter a vigilância e mesmo com o guarda-vidas no local, a responsabilidade maior é dos pais. O número de banhistas aumenta nesse período e perder o controle é fácil”, atenta.

Dicas

“Nos casos de um afogamento a pessoa deve manter a calma e nunca querer nadar contra a correnteza e sim nadar na diagonal à extensão da praia, porque vai nadar a favor da correnteza. Avisar aos guarda-vidas nos casos de avistar uma pessoa se afogando. Atentar para as placas de aviso expostas na extensão das praias, pois a gente avisa faz o alerta e tomam banho justamente no lugar onde tem a placa”, lembra.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais