Correios e Caixa receberão ajuda para vítimas de Brumadinho

Tragédia ocorreu no início da tarde de sexta-feira, 25 (Foto: Presidência da República)

Os Correios e a Caixa Econômica Federal anunciaram neste sábado, 26, que a partir desta segunda-feira, 28, vão receber ajuda para as vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale, em Brumadinho (MG).

De acordo com os Correios, todas as agências do Brasil vão receber donativos para a população atingida. Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas e calçados. Não serão aceitas doações de medicamentos, nem em dinheiro.

Os produtos devem ser embalados pelo doador em pacotes que não excedam 30 quilos, e entregues nas agências dos Correios. Embalagens frágeis, que possam se romper durante o manuseio e transporte, devem ser evitadas. Não há necessidade de endereçar os pacotes, pois estes serão endereçados pelas próprias agências de correio. A postagem dos donativos é gratuita.

A Caixa anunciou que abrirá uma conta para que brasileiros de todo o país possam enviar ajuda aos atingidos pela tragédia. Os dados da conta corrente, em nome da Defesa Civil, serão divulgados na segunda-feira (28).

O Disque 100 também foi disponibilizado para a atender com prioridade demandas relativas ao rompimento da barragem. a proposta é que o serviço funcione como um canal especial para que pessoas atingidas pela tragédia possam denunciar qualquer violação de direitos ou solicitar ajuda na busca por desaparecidos. O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou celular, discando 100.

Desastre

O rompimento da barragem B1 ocorreu no início da tarde de sexta-feira, 25, na Mina Córrego do Feijão. A quantidade de rejeito acumulado na estrutura fez com que uma outra barragem transbordasse. A lama atingiu uma área administrativa da companhia e parte da comunidade de Vila Ferteco. A barragem estava há mais de três anos inativa, sem receber resíduos. A última auditoria, datada de 10 de janeiro, não apontou nenhuma irregularidade, segundo a mineradora. A Vale ainda não sabe o que motivou o rompimento.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros resgatou 11 corpos. Os dados também apontam que 166 funcionários da Vale e 130 terceirizados estão desaparecidos. Das 176 pessoas encontradas com vida, 23 estão hospitalizadas.

A Defesa Civil Nacional decretou estado de calamidade pública em Brumadinho. Correios e Caixa receberão ajuda para vítimas de Brumadinho.

A Justiça de Minas Gerais bloqueou R$ 5 bilhões da mineradora Vale com intuito de garantir recursos para medidas emergenciais e a reparação de danos ambientais decorrentes do rompimento da barragem

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou neste sábado, 26, a mineradora Vale em R$ 250 milhões.

Com informações da Agência Brasil, Correios e Caixa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais