Reclamam ainda da supressão do adicional de risco de 30% proporcional ao salário de cada servidor, já que, no lugar desse, a empresa propõe um adicional de atividade de distribuição e coleta de R$ 260 linear para todos os funcionários. Os servidores também recusam o plano de carreira proposto, baseado no Sistema de Gerenciamento de Competências (GCR), que, segundo eles, trata-se de um sistema subjetivo de avaliação dos resultados. Durante a manifestação, o Secretário Geral do sindicato, Sérgio Lima, entrou no prédio do CDD para, munido de habeas corpus preventivo expedido pelo Juiz Segundo Ângela, 95% dos funcionários de Aracaju já estão parados. Em Canindé do São Francisco, a adesão é total e metade da categoria em Lagarto e Nossa Senhora Socorro também já cruzou os braços. Por isso o serviço de triagem e entrega das correspondências ficará extremamente debilitado por tempo indeterminado.
Funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos fizeram manifestação em frente ao Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) da Rua Acre, em Aracaju, na manhã desta terça-feira, 1º. Eles reivindicam respeito às decisões tomadas no acordo coletivo firmado em novembro do ano passado.
“Se um funcionário tiver duas avaliações negativas no GCR, ele pode ser demitido por justa causa, isso é uma forma de enxugar o efetivo para abrir mais espaço para a terceirização”, avalia Ângela Santa Rita, Secretária de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos (Sintec). Diz ainda que querem o fim do aumento de 4 horas na carga horária semanal, além da contratação por concurso público de, no mínimo, mais 100 carteiros para todo o Estado, já que o efetivo é reduzido e boa parte dos que trabalham na distribuição de correspondências são terceirizados. Polícia foi chamada para o local
Federal do Trabalho Hilder Torres, tentar convencer o restante da pessoal que ainda estava em atividade a aderir à greve. Segundo os manifestantes, várias unidades da Polícia Militar foram chamadas, mas apenas a Polícia Federal foi autorizada a entrar para negociar com sindicalistas. Ainda hoje, acontece assembléia da categoria para decidir os rumos da paralisação às 15 horas. Ângela Santa Rita, secretária de comunicação
Comentários