Até sexta-feira, 19, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ir às agências dos Correios de Aracaju para dar entrada no auxílio por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença).
Cinco unidades de atendimento da estatal localizadas na capital sergipana estão aptas a receber, digitalizar e encaminhar a documentação exigida para a solicitação do benefício, por meio do Atestmed – ferramenta criada pelo INSS para viabilizar a substituição da perícia médica presencial pela análise documental eletrônica.
Em Aracaju, o projeto-piloto acontece nas seguintes unidades: Agência Central, Rua Acre, Terminal Rodoviário, Distrito Industrial de Aracaju e Shopping Riomar. Para solicitar o auxílio por incapacidade temporária via Atestmed, sem necessidade de perícia médica, o cidadão deve apresentar documento oficial com foto e atestado médico sem rasuras que tenha sido emitido há, no máximo, 90 dias, com nome completo do segurado, CID, período de afastamento, assinatura e carimbo do médico.
Parceria
A parceria é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado pelos Correios e pelo INSS em março deste ano. A primeira etapa do projeto-piloto aconteceu em Fortaleza/CE, no mês passado, em cinco agências da capital cearense. A expectativa é de que sejam feitos os ajustes necessários para a implantação do projeto em todo o país. Com isso, a capilaridade dos Correios será aproveitada para agilizar e facilitar a solicitação de benefícios, reduzindo filas e o tempo de espera dos segurados do INSS.
“Temos mais de 10 mil agências e presença em todas as cidades do Brasil. Com a parceria com o INSS, atuamos para facilitar a vida de milhões de brasileiras e brasileiros, uma diretriz que foi estabelecida pelo Presidente Lula quando tirou a estatal da lista de privatizações em seu primeiro dia de governo”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
A assessora da presidência do INSS e gestora do Atestmed, Renata Alcoforado, ressalta que o piloto é de grande importância para o instituto. “Escolhemos Aracaju de modo estratégico, para podermos analisar como funcionaria a aplicação do Atestmed e, posteriormente, expandirmos a iniciativa para todo o Brasil. Estamos acompanhando presencialmente os trabalhos nas agências dos Correios que fazem parte desse piloto, para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, afirma a gestora.
*Com informações dos Correios/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B