Crianças participam do I Plante Aracaju

Crianças plantaram mudas na Coroa do Meio
Cerca de 150 crianças participaram do plantio de mil mudas de árvores na Avenida Desembargador Antônio Góis, na Coroa do Meio. O ato faz parte do I Plante Aracaju, uma caminhada que pretende reunir a sociedade civil para discutir a importância da consciência ambiental na capital sergipana.

As crianças são alunas dos Colégios Estaduais Núbia Marques e Juscelino Kubitschek e da escola particular Nossa Escola. A caminhada, organizada pelo advogado Abelardo Figueiredo e o sociólogo Florival Filho, contou com o apoio de ONGs do Estado e da vereadora Rosângela Santana, do PT.

Segundo o idealizador do projeto,

O idealizador do projeto, o advogado Abelardo Figueiredo
Abelardo Figueiredo, a intenção do ato é motivar a participação da comunidade no plantio das mudas, para que isso se torne uma atitude coletiva da melhoria da qualidade de vida. “E, com a ajuda das crianças, tentamos construir uma nova consciência ambiental e garantimos que, em um futuro próximo, teremos uma maior preservação do meio ambiente”, afirma o advogado.

A intenção é plantar as árvores em locais degradados, de pouco verde e de muito calor e, ao longo do tempo, integrar a comunidade nesse processo, através de panfletagens e doações de mudas. Futuramente, espera-se a aprovação do Projeto de Lei que será criado pela vereadora Rosângela, que

Cerca de mil mudas serão plantadas na Avenida Des. Antônio Góis
torna o plantio das mudas uma obrigação da Prefeitura. “Enquanto isso não acontecer, iremos continuar a plantar as árvores”, diz Abelardo.

As árvores plantadas foram das espécies nin, brasileirinha, oiti e jamelão. Elas foram doadas pela ONG Canto Vivo, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Floresta Nacional do Ibura.

Faltam árvores em Aracaju

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) afirma que a capital do Estado tem índice de arborização 22 vezes menor que o adequadol. A Zona Sul, por sua vez, tem 1.761 árvores; a Zona Norte, apenas 442. O índice de área verde pública por habitante (IAPV/hab) é de 0,66m². O ideal surgerido seria de 15m². O bairro Centro tem, apenas no seu território, mais árvores do que toda a Zona Norte: são 444 exemplares.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais