
Com a chegada do Natal, luzes de todas as cores iluminam as ruas, vitrines, praças e casas. Além de beleza, o período também exige atenção com a segurança elétrica para evitar choques, curtos-circuitos e até incêndios provocados por instalações inadequadas. Por isso, a Energisa Sergipe reforça algumas orientações de segurança.
A coordenadora de Segurança da Energisa Sergipe, Roberta Santos, afirma que antes de realizar a decoração natalina em casa é preciso verificar se os enfeites antigos estão em bom estado de conservação. “Se você vai reaproveitar materiais dos anos anteriores, verifique as condições, especialmente os que ficaram expostos ao sol e chuva. Fios descascados e plugues desgastados podem causar superaquecimento, curto-circuito e até incêndio. Verifique tudo com cuidado e não utilize nada que ofereça risco de choque ou outros acidentes elétricos”, reforça.
Caso você compre produtos novos, a orientação é utilizar produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A orientação é seguir as instruções de uso, indicações de potência, referência de tensão e não adquira produtos clandestinos ou de qualidade duvidosa.
Ainda segundo Roberta, o principal cuidado é instalar os enfeites com a energia interna desligada, ligando-os apenas após o término da montagem. “Também é importante usar plugs isolados para conectar uma instalação a outra e evitar emendas improvisadas, que aumentam o risco de acidentes”, orienta.
E para garantir uma decoração natalina segura, confira as dicas da Energisa:
-Confira a voltagem dos equipamentos que serão ligados;
-Não improvise com extensões e adaptadores de tomadas;
-Providencie a substituição de fios desencapados;
-Não deixe tomadas ou conexões expostas ao sol ou chuva;
-Não passe fios por debaixo de tapetes ou por trás de cortinas;
-Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;
-Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;
-Sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada. Assim você evita acidentes e ainda usa a energia de forma consciente.
Fonte: Assessoria de Imprensa
