Ao longo das suas nove edições a Noite de Abertura do IX Fórum de Criatividade tem se caracterizado pele trinômio cultura, magia e encantamento. E, como mais um presente para todos os participantes este ano a FBC traz a Aracaju o famoso espetáculo EINSTEIN, interpretado pelo consagrado e premiado ator paulistano Carlos Palma. “Tudo que é dito na peça é historicamente do EINSTEIN”.
A peça se desenvolve em tom confessional, porém, com importantes variações dramáticas, do jeito engraçado como narra sua infância à dor de sua desatenção familiar e sua vocação solitária. Alcança seu ápice quando trata da relação ciência e poder, compondo com íntima dramaticidade a história do maior cientista do século 20.
Enquanto veste-se para um jantar, Einstein conversa com a platéia em tom intimista. Em dúvida se faz um discurso ou se toca violino ele acaba revelando, com simplicidade e bom humor, seu processo criativo, suas teorias, seu relacionamento familiar, suas dificuldades escolares e o domínio nazista na Alemanha de 1930. Discute o poder e a ciência, a ética e faz um libelo contra o terror das guerras e toda a forma de opressão e violência.
Comentários