Curso de segurança alimentar capacitou 680 feirantes e ambulantes em 2014 (foto: divulgação) |
A Prefeitura de Aracaju finalizou na manhã desta terça-feira, 9, a entrega de certificados aos feirantes e vendedores ambulantes que concluíram o curso de Implantação Orientada do Programa de Alimentos Seguros (PAS). No total, 190 alunos que participaram das turmas de novembro e dezembro foram diplomados, em solenidade realizada no auditório do Centro de Convenções de Sergipe (CIC). Somados aos 490 trabalhadores que já receberam o certificado no dia 24 de novembro – referentes às turmas dos meses de agosto, setembro e outubro –, Aracaju encerra o ano com 680 feirantes e vendedores ambulantes capacitados.
A iniciativa de qualificar os profissionais que atuam neste ramo é resultado de uma ação conjunta entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Vigilância Sanitária, graças à parceria estabelecida com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE). “Esse certificado tem validade em todo o Brasil. O empenho de vocês os trouxe até aqui, e essa conquista merece ser reconhecida”, celebra a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.
Quando decidiu se matricular no curso, Susana Maria de Souza tinha um objetivo bem claro. “Queria aprender mais para trabalhar melhor”, resume a feirante, que exercia o papel de ajudante no setor de verduras. “Agora, vou trabalhar para mim mesma. O curso ajudou e me incentivou”, informa Susana, orgulhosa e atenta ao conteúdo adquirido. “Falaram como usar touca, aventais, deixar as unhas limpas. Isso chama a atenção dos clientes”, garante.
A convite do Sebrae/SE, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi a instituição responsável por ministras as aulas do PAS. Após o término do curso, os alunos estão aptos a atuar no espaço público conforme as normas da RDC 216/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É segurança alimentar para nós, clientes, assim como para os comerciantes, que vendem e também consomem. O foco é levar saúde a toda a população”, enfatiza a gerente de Educação Profissional do Senac, Deise Prado.
Aprendizado e reconhecimento
Com carga horária de 15 horas, as aulas de higiene e manipulação de alimentos foram divididas em oito horas teóricas, realizadas nas dependências do Mercado do Conjunto Augusto Franco, e sete horas práticas, diretamente nos pontos de venda dos comerciantes. “O Sebrae entrou na parceria acreditando que daria certo. Parabéns a todos os envolvidos pelo esforço, e podem contar conosco no ano que vem”, afirma a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae/SE, Débora Mendonça.
Como parte integrante da capacitação, os participantes ainda receberam orientações das equipes da Fundat e do Sebrae/SE acerca da formalização como microempreendedor individual (MEI). Além do mais, aqueles que terminaram o curso têm prioridade nos sorteios que definem quais feirantes poderão participar das licitações para ocupação das feiras livres e mercados, bem como quais vendedores ambulantes trabalharão nas festas que constam no calendário municipal.
Fonte: Fundat
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B