A Sociedade Sergipana de Radiologia (Soser) dá início hoje, às 19h30, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), o II Curso de Atualização em Ultra-sonografia em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia. Os palestrantes são os médicos Luiz Antônio Bailão e a Maria Christina dos Santos, ambos especialistas em ultra-sonografia em geral e membros do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). Amanhã o curso prossegue no Hotel Aquários. Profissionais e estudantes poderão se aprofundar sobre a importância da ultra-sonografia na gestação, bem como a importância dos exames e diagnósticos no combate à doenças que acometem principalmente as mulheres, a exemplo do câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, dos 467.440 novos casos de câncer com previsão de serem diagnosticados em 2005, o câncer de mama ocupa o segundo lugar entre a população feminina, cuja estimativa é que surjam 49.470 novos casos. “O exame bem feito durante a gestação, pode diagnosticar malformações do feto e se existem condições de risco, a exemplo de problemas na placenta como hematoma, descolamento, envelhecimento, além de sinais de eclampsia ou pré”, destaca o médico André Luiz Passos, presidente da entidade sergipana.
PREVENÇÃO – Já durante a gestação, através da ultra-sonografia é possível avaliar com precisão o crescimento e o bem-estar fetal por meio de ultra-sonografia, cardiotocografia computadorizada, doppler, entre outros exames sofisticados. Pesquisas internacionais constatam que até 5% das gestações apresentam algum tipo de anormalidade.
O curso, conforme relata ele, será uma oportunidade da classe sergipana se atualizar sobre as novidades na área. “A importância do curso é preparar melhor o médico, destacando os principais pontos que devem ser observados ao fazem uma ultra-sonografia”. A medicina fetal é uma das áreas científicas que mais avançaram na última década.
Comentários