Decisão do TJ preocupa comerciantes do Hotel Palace

Lojas terão que ser desativadas para reforma do edifício (Fotos: Portal Infonet) 

Os comerciantes com estabelecimentos no antigo Hotel Palace, em frente a Praça General Valadão, no centro de Aracaju, estão apreensivos com a decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe de interditar o edifício para que sejam feitas reformas estruturais. O despacho do TJSE inclui a ordem para evacuação do prédio em até 10 dias, desativando todos os comércios do antigo Hotel até que seja concluída a obra.

Segundo Juci Gomes, que tem uma loja há 18 anos no local, a maioria dos comerciantes só tomou conhecimento da decisão por meio da imprensa, mas foi o suficiente para trazer à tona um clima de apreensão. “Eu mesmo não fui notificada. Só estou sabendo porque todos estão comentando, mas espero uma solução que não seja essa [de fechar as lojas], afinal, é a forma de sustento para todos nós”, lamentou a comerciante.

A decisão da Justiça atende a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Sergipe, com base em laudos técnicos, que atestaram a necessidade de uma reforma em estruturas do edifício. A Justiça determinou que deve ser feita toda revitalização do prédio, equipação contra risco de incêndio, isolamento de toda fiação elétrica exposta, restauração da marquise e das estruturas externas, janelas e esquadrias que ainda ameaçam a cair, e apresentação do atestado de regularidade a ser expedido pelo Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil Estadual foi notificada na manhã desta segunda-feira, 14, e afirmou que já está alinhando estratégia para poder realizar a interdição do edifício.

Parte interna do prédio mostra falhas na estrutura

José Marques mostra preocupação com lojistas 

O presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Aracaju (Asapia), José Marques, também mostra preocupação com a decisão. “São 10 dias para desocupar as salas, mas sequer fomos notificados. Devemos nos reunir nas próximas horas para tentar tomar uma decisão. Tem lojas aqui que tiveram investimento grande. O prédio era antigo, as autoridades já tinham conhecimento da situação, e deixaram isso acontecer. Agora o prejuízo fica para o comerciante”, entente.

A Secretaria de Estado do Turismo afirmou que ainda não foi notificada da decisão. A assessoria de comunicação reiterou, no entanto, que o edifício é fatiado entre Governo, União e privados, e a parte principal do Governo, a torre do antigo Hotel Palace, já está isolada.

Por Ícaro Novaes 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais