O governador Marcelo Déda, assina hoje, 18, às 10h, o decreto que institui o Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe. O documento prevê todo o procedimento necessário à criação do plano estadual de desenvolvimento e a realização de plenárias municipais em cada uma das 75 cidades do Estado.
A nova divisão territorial de Sergipe foi elaborada por professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a pedido do Governo do Estado,através da Secretaria de Estado do Planejamento. Foram criados oito territórios: Sul Sergipano, Centro-Sul sergipano, Grande Aracaju, Leste Sergipano, Agreste Central Sergipano, Baixo São Francisco Sergipano, Médio Sertão Sergipano e Alto Sertão Sergipano.
Cada território congrega de cinco a 14 municípios, agrupados de acordo com uma série de dados que levam em consideração características sociais, de saúde, educação, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e identidade cultural.
Durante a solenidade o governador assina um convênio para disponibilizar linhas de Crédito de Desenvolvimento, voltadas para o financiamento de atividades produtivas de micro, pequenos e médios produtores rurais, industriais, comerciais e de serviços do Estado, além de outras direcionadas para o mercado formal e informal,onde atuam pessoas físicas de baixa renda.
Comentários