Os defensores públicos estão paralisados desde ontem, 25, para reivindicar melhorias salariais e nas condições de trabalho. Hoje, 26, os defensores tentarão levar ao presidente da República um pedido de apoio à sua causa, para implementação da autonomia da Defensoria Publica. Está sendo prevista uma audiência com o governador Marcelo Déda para discutir uma política de desenvolvimento da Defensoria Pública. No dia 31/05 os defensores foram à Assembléia para pedir o apoio dos deputados
De acordo com o presidente da Associação dos Defensores Públicos, Edgar Patrocínio, de Sergipe falta estrutura, pessoal e equipamentos para o desenvolvimento do trabalho. A associação questiona porque outras carreiras jurídicas estão sendo valorizadas e a defensoria pública não. Os defensores pedem o apoio do presidente para aprovar o Projeto de Emenda Constitucional 487/2005.
O projeto amplia a autonomia financeira e administrativa das Defensorias Públicas em todo o país. Em nível estadual os defensores querem ampliação do orçamento dado ao órgão, que hoje não chega a 0,25% do orçamento estadual.
Atualmente, 75 defensores públicos estão contratados para atender todo o estado. Em função dos baixos salários 35 abandonaram a função. Na próxima segunda-feira 30, Na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima haverá uma assembléia da classe para definir os rumos da paralisação.