Defensores querem valorizar profissão

Cezar Britto quer fortalecimento da defensoria
Os defensores públicos de Sergipe lançaram nesta quinta-feira, 23, um campanha de valorização da categoria. De acordo com a defensora Ana Paulo Gomes, o objetivo é mostrar à sociedade qual a importância dessa profissão para a justiça gratuita no país.

“A partir do fortalecimento da defensoria, a população terá maior acesso à justiça”, acredita. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, concorda com a defensora. “A Constituição Federal reconhece que o acesso à Justiça é dever do Estado. E dá ao defensor público a responsabilidade por essa função”, afirma.

O presidente da seccional Sergipe da OAB, Henri Clay Andrade, destaca ainda que valorizar a

Henri Clay aponta disparidade entre promotores, defensores e juízes
defensoria pública é enaltecer a população mais pobre. Porém, os três advogados concordam  que é difícil efetivar essa missão constitucional. “No interior, muitas varas ainda não têm defensores. Em Aracaju, a despeito do esforço dos defensores, a demanda é muito maior”, conta Henri Clay.

“Em vários Estados sequer existe defensoria, ou quando existe está em situação precária. É um eterno descumprir da Constituição Federal”, afirma Cezar Britto. Henri Clay lembra ainda que não existe hierarquia entre o judiciário, a promotoria e a defensoria pública. “Mas existe uma disparidade gritante de condições de trabalho e remuneração, é até anti-jurídico”, disse.

Por Gabriela Amorim

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais