Defensoria Pública apura operação da PM na Ocupação Valdice Teles

(Foto: Defensoria Pública de Sergipe)

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe informou nesta quarta-feira, 23, que está apurando a incursão promovida no último dia 15, pela Polícia Militar do Estado de Sergipe na Ocupação Valdice Teles, no Bairro Santa Maria, que culminou na morte de Will Goiana da Silva, 21 anos.

De acordo com o órgão, os defensores públicos Sérgio Barreto Morais, Alfredo Carlos Nikolaus e Carla Caroline, além de representantes do MST, OAB e deputados estaduais estiveram no local e conversaram com os ocupantes. A ocupação abriga cerca de 350 famílias em situação de extrema vulnerabilidade social.

O órgão explicou que segundo relatos de algumas pessoas que presenciaram a operação da Polícia Militar, os policiais chegaram ao local realizando disparos de arma de fogo, sem qualquer ordem, advertência ou apresentação de mandado judicial. “Nessa operação, um jovem morreu alvejado por mais de dez disparos, bem como há relatos de agressão física generalizada, tortura e ameaças perpetradas pelos agentes públicos. A Defensoria Pública de Sergipe e as demais Defensorias Públicas de outros estados estão engajadas na apuração dos fatos e todas as providências estão sendo adotadas”, disse a defensora pública, Carla Caroline.

“Reafirmamos o compromisso na defesa do interesse jurídico das sergipanas e sergipanos hipossuficientes, reconhecendo a existência de discriminações estruturais que fragiliza a dignidade e direitos fundamentais, defendendo os valores do Estado Democrático de Direito, não compactuando com qualquer ato arbitrário de violência”, ressaltou Carla Caroline.

“Estamos acompanhando as investigações dos fatos, adotando, inclusive, quando necessário, providências à responsabilização civil e criminal dos envolvidos com as determinações do trágico episódio”, concluiu a defensora pública.

A ação policial e a morte do jovem de 21 anos geraram indignação por parte dos integrantes da ocupação. Revoltados, eles fizeram um ato, cobrando esclarecimentos e penalidades aos culpados.

PM

Na ocasião, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que houve denúncias de que haviam homens armados na ocupação e que planejavam roubos de motocicletas. Segundo a SSP, um grupo de homens que estava no local abriu fogo contra os policiais, sendo que um homem do grupo foi atingido por arma de fogo e veio a óbito. A SSP explicou ainda  que quatro pessoas foram encaminhadas para a Delegacia Plantonista e uma arma de fogo foi apreendida.

Com informações da Defensoria Pública

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais