Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva nas próximas 48h

Há possibilidade de chuva moderada nas próximas 48h em Aracaju (Foto: Sérgio Silva)

Com base em aviso do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), está em atenção para a possibilidade de chuva moderada nas próximas 48h, na capital.

De forma preventiva, por meio do serviço de alerta por SMS 40199, da Defesa Civil, uma mensagem foi encaminhada aos mais de 50 mil números cadastrados, com objetivo de manter a população informada sobre a instabilidade climática.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que as equipes da gestão municipal atuam de maneira integrada para prevenir riscos e minimizar os transtornos que possam ocorrer.

“O monitoramento ocorre de forma permanente, com atenção redobrada diante das previsões divulgadas pelos centros de meteorologia. A população pode acionar a Defesa Civil, 24 horas, através do número 199”, salienta o secretário.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, há atenção especial às áreas de risco. “Todas as regiões da cidade são monitoradas, inclusive com o auxílio do ClimAju, que permite a visualização, em tempo real, de pontos estratégicos da capital. Dedicamos especial atenção às áreas de risco e indicamos que a população nos acione imediatamente diante de possíveis situação de anormalidade”, frisa.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju possui um sistema de monitoramento climático, que otimiza o trabalho das equipes operacionais da gestão municipal diante das ocorrências de chuvas, ventos fortes ou demais instabilidades causadas por fenômenos naturais ou situações adversas.

Essa ferramenta pode ser acessada pela população a partir do site da Prefeitura (aracaju.se.gov.br), clicando no ícone ClimAju, exposto na página principal. Para facilitar o acesso às informações, a página do sistema conta com cinco abas – mapa, clima, gráficos, estação e câmeras -, nas quais são expostas, em detalhes, informações como temperatura, umidade, velocidade do vento, pressão do ar.

Além de oferecer informações atualizadas sobre volume de chuva e velocidade do vento, também é possível acessar imagens ao vivo de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Serviço de Alerta – 40199

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativos de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais