Defesa Civil emite alerta para chuva intensa nas próximas 48h

0
Defesa Civil emitiu alerta para possibilidade de chuva intensa nas próximas 48h (Foto: Marcelle Cristinne)

Um novo período de chuva se aproxima da capital sergipana. Com base nas informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta SMS, na tarde desta terça-feira, 26, para a possibilidade de chuvas intensas nas próximas 48h, na capital.

De acordo com o relatório encaminhado para a Defesa Civil de Aracaju, a previsão é de que um volume de 50 milímetros seja registrado entre as 12h desta quarta-feira, 27, e as 12h da quinta-feira, 28. Para tanto, as equipes da Prefeitura estão de prontidão, realizando o monitoramento pela cidade.

“Já percebemos pelas câmeras de monitoramento do clima que o céu já modificou e já visualizamos nuvens carregadas, nesta terça-feira, 26, por isso estendemos o alerta para 48h. Nossas equipes estão em alerta, mas, normalmente, essas chuvas são rápidas e passageiras, mas muito intensas. Portanto, esses 50 milímetros previstos podem cair em uma hora ou podem ser distribuídos, por isso estamos preparados para as duas possibilidades”, destaca o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 199, que funciona 24h, caso sejam identificados possíveis riscos. “O alerta auxilia a população para que possam redobrar o estado de atenção e acionem o órgão caso haja necessidade, de maneira que as equipes façam a avaliação dos riscos e adotem as providências cabíveis”, explica Silvio.

Serviço de Alerta
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais