Um relatório elaborado no início deste mês de junho pela Defesa Civil aponta diversas áreas da capital sergipana que estão correndo risco de sofrerem com as fortes chuvas previstas para os próximos meses. Algumas regiões que podem ser atingidas por deslizamentos de terra e desabamentos são: bairros Getimana, Soledade e Olaria. Soledade é uma das áreas que correm sérios riscos. Desabamentos já ocorreram este ano no local
No relatório os técnicos da Defesa Civil apontam que os riscos de desastres são “verdadeiramente iminentes”. Além disso, afirmam que tais informações já foram repassadas para os órgãos da prefeitura de Aracaju para que fossem tomadas as devidas providências. Um fator agravante apresentada no relatório da Defesa Civil é que no período de um ano houve o agravamento de ocupações perigosas e irregulares nessas áreas.
O técnico da Defesa Civil, Cleiton Dias, afirma que as ocupações ocorrem no período de estiagem e por isso as pessoas não tem a dimensão do perigo que estão correndo. “Muitas pessoas acham que as áreas não são perigosas, mas quando vem as chuvas é que os transtornos aparecem. Era preciso que houvesse uma maior fiscalização para evitar que essas ocupações ocorressem”, declara. A orientação do órgão é que as pessoas deixem essas áreas para evitar incidentes neste período chuvoso.