Defesa Civil Estadual apresenta Plano de Contingência de Canindé

Evento reuniu agentes da Defesa Civil estadual e municipal, técnicos da Chesf e gestores do município (Foto: Sedurbs)

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) se reuniu com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do município de Canindé do São Francisco, no Território do Alto Sertão Sergipano, para apresentar o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLANCON.

Realizada na sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), no referido município, além da presença dos agentes estaduais e municipais de Proteção e Defesa Civil e da equipe técnica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a reunião contou com a participação do prefeito Weldo Mariano e de todo o secretariado municipal, que passaram a ter conhecimento sobre o PLANCON, que é um prévio planejamento visando minimizar as consequências provocadas por um evento adverso (sinistro), neste caso específico, um possível rompimento/colapso da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó.

Segundo o Diretor do Depec, Tenente-coronel, Luciano Queiroz, o plano foi elaborado ao longo dos últimos oito meses. “Desde o último mês de fevereiro, que em parceria com a Chesf nos empenhamos bastante no desenvolvimento e conclusão do Plancon, cujo resultado é satisfatório, uma vez que nele estão contidas as melhores opções de resposta a um possível sinistro na região, enfatizando a atuação de cada órgão, destacando as possíveis áreas de risco, bem como estabelecendo os sistemas de alarme, rotas de fuga, placas de sinalização, objetivando preparar não apenas os agentes públicos e privados, como também a população”, explicou.

O desenvolvimento desse trabalho em conjunto é de extrema relevância para capacitar os órgãos públicos e privados responsáveis, bem como preparar toda a população exposta a um determinado risco, na tentativa de reduzir as chances de ocorrência de danos humanos em uma situação emergencial.

Fonte: Sedurbs

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais