Defesa Civil faz vistoria em área de avanço do mar na Atalaia Nova

Técnicos percorreram todo o perímetro afetado com o avanço do mar (Foto: Defesa Civil)

Uma equipe da Defesa Civil esteve nesta quarta-feira, 14, na Atalaia Nova, no município da Barra dos Coqueiros, na área em que o mar está invadindo o perímetro urbano, com objetivo de fazer uma vistoria no local, entender a real situação e adotar novas medidas de contenção.

Na última segunda-feira, 12, representantes da Prefeitura da Barra dos Coqueiros e órgãos do Governo estiveram no local para avaliar de perto a situação. Hoje, os técnicos da Defesa Civil do Estado e do munícipio, em conjunto com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), voltaram ao local para fazer uma vistoria técnica.

Um relatório da vistoria será elaborado pela Defesa Civil (Foto: Defesa Civil)

Na Atalaia Nova já existe um molhe, que é um paredão de pedras de grande porte, construído com o objetivo de amenizar as ações das marés altas que acabam avançando e danificando as construções das áreas urbanas. A ideia é recuperar a parte do molhe que já existe e ampliar essa barreira para as áreas que apresentam avanço do mar e que ainda não têm a contenção.

“Fizemos a vistoria conjunta em todo o perímetro afetado. A Adema fez o sobrevoo do perímetro costeiro com um drone e Assistência social está fazendo o levantamento das edificações afetadas. A intenção é avaliar os impactos sociais e ambientais do local”, aponta Moacir Sena, gerente de Engenharia da Defesa Civil do Estado.

No local já existe uma barreira de contenção (Foto: Defesa Civil)

Um relatório técnico sobre a vistoria será elaborado e enviado a Secretaria de Obras e Urbanização (Sedurbs) para que seja viabilizado o projeto de contenção do local. “ Vamos elaborar o relatório assim que tivermos as informações da Secretaria de Assistência Social sobre a área de edificações afetadas e as imagens do drone da Adema. Estamos na fase de vistoria, mapeamento e cadastro para viabilizar o projeto”, conclui Moacir.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais