Delegacia Virtual de Sergipe pode ser usada para denunciar 14 crimes

O lançamento da plataforma foi através de uma coletiva de imprensa virtual (Foto: Portal Infonet)

Foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira, 14, a Delegacia Virtual de Sergipe‘. Em entrevista coletiva, a delegada Rosana Freitas explicou que a plataforma foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão ao serviço de registro de ocorrência policial.

“A Delegacia Virtual chega como uma opção para se relatar alguns tipos penais e outras ocorrências não criminais sem precisar sair de casa. Mas seu uso não é obrigatório. Cabe ao cidadão escolher entre fazer a denúncia virtual ou se deslocar até uma delegacia”, resume Rosana.

Ainda segundo a delegada, através dessa plataforma virtual é possível denunciar até 14 crimes. São eles: Adulteração de sinal identificador de veículo automotor; Ameaça; Calúnia; Constrangimento ilegal; Difamação; Estelionato; Furto; Fuga do local de acidente de trânsito (somente se não ocorrer lesão ou morte); Injúria; Invasão de dispositivo informático ou telemático; Maus-tratos a animais; Perturbação ao sossego; Vias de fato; Violação de domicílio.

Além desses tipos penais, também é possível notificar ocorrências não criminais, a exemplo de perda de documentos originais, desaparecimento de pessoas, dentre outros.

Para ter acesso ao serviço a delegada explica que é necessário criar a conta ‘gov.br’, já que a Delegacia Virtual é uma parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Além da Delegacia Virtual, com a conta do ‘gov.br’ o cidadão poderá acessar os serviços digitais do INSS, a carteira de trabalho digital e o seguro desemprego”, explica Rosana.

Criação da conta

Você pode criar sua conta pelo aplicativo ( https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br ) ou pelo site ( https://acesso.gov.br ). Após acessar, clique no botão “Crie sua conta no gov.br“, escolha uma das opções mostradas na tela e siga as orientações para concluir o processo de criação da sua conta digital.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais