Descarte irregular no Lourival Batista é combatido com paisagismo

Para delimitar a área do passeio e conter futuro descartes, foram colocados 120 pneus com mudas de plantas arbóreas, frutíferas, ornamentais e medicinais. (Foto: Felipe Goettenauer)

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju concluiu, nesta terça-feira, 25, mais uma ação de combate ao descarte irregular na capital. Desta vez, a atividade aconteceu no conjunto Lourival Batista, na zona Oeste da cidade, onde foi efetivada a intervenção com paisagismo.

Durante os trabalhos, iniciados na segunda passada (24), a equipe concentrou-se na limpeza e retirada de duas caixas estacionárias instaladas no canteiro da rua Tenente Durval Chagas. Mesmo com o recolhimento regular dos resíduos contidos nos dispositivos, além da coleta domiciliar, era comum o descarte incorreto de lixo e entulho no entorno dos mesmos, o que motivou a remoção.

Para delimitar a área do passeio e conter futuro descartes, foram colocados 120 pneus com mudas de plantas arbóreas, frutíferas, ornamentais e medicinais, a exemplo do boldo. De acordo com a Emsurb, somente este ano 33 locais foram revitalizados, entre as mais de 2.140 áreas restauradas pela administração municipal.

“A Prefeitura de Aracaju atua, continuamente, no cumprimento de ações que estimulem a consciência ambiental . Neste sentido, oferece ainda à população as Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos), uma das mais abrangentes iniciativas promovidas no combate ao descarte irregular de lixo, e o serviço do Cata Treco”, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Ainda segundo ele, iniciativas desta natureza são executadas rotineiramente em diversos locais, baseadas no monitoramento constante da situação em cada bairro , sobretudo, nos chamados pontos viciados de lixo.

Crime ambiental

A prática de descarte irregular de resíduos é considerada crime ambiental, de acordo com a lei municipal nº 4.452/2013. Atos deste tipo podem ser denunciados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio dos números 3225-4173 / 98135-6961, ou ainda por meio da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Aracaju, ligando 1622.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais