Os representantes da Associação dos Desempregados de Sergipe (Asdese) foram recebidos pelo Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira na manhã de hoje, 16. De acordo com o presidente da Asdese, Alessandro Francisco Santos, uma das três reivindicações será atendida pelo chefe do executivo. Prefeito recebe representantes da Adese (Foto: Alejandro Zambrana/PMA)
“O prefeito garantiu que irá sancionar a lei que concede a gratuidade de inscrição em concursos públicos municipais para aqueles que estiverem desempregados”, diz Alessandro Francisco, acrescentando que este projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2006 e era de autoria do ex-vereador e atual deputado federal Iran Barbosa.
Com relação às outras duas reivindicações dos desempregados – a aprovação das lei do passe livre e da reserva de vagas para desempregados em empresas de Aracaju –, o prefeito Edvaldo Nogueira explicou que ambas são inconstitucionais, uma vez que geram gastos e legislam sobre espaços privados. “Mas nós explicamos ao prefeito que se a Câmara Municipal de Aracaju aprovou depois de ter passado pelas comissões é porque pode existir e vamos continuar solicitando”, diz Alessandro Santos.
Mesmo sem ter sido reivindicado, o prefeito Edvaldo Nogueira sugeriu o estabelecimento de um convênio entre a Asdese e a Fundação Municipal de Trabalho (Fundat). “Uma parcela das vagas dos cursos oferecidos pela Fundat será reservada à Associação, que deverá indicar os nomes dos que vão participar das aulas”, completou.
Também ficou acertado que o prefeito vai estudar a possibilidade de ajudar os desempregados na criação da sede da Asdese. “Com relação a isso não há nada definitivo, mas o importante é que o primeiro passo foi dado e que tivemos sucesso em nossa audiência com o prefeito. Ele se mostrou muito sensível e interessado em nos ajudar”, disse o presidente da Associação.
Matéria relacionada: