Desfile comemora 185 anos da Independência

0

Desfile cívico-militar
O tradicional desfile cívico-militar na avenida Barão de Maruim comemora, neste 7 de setembro de 2007, os 185 anos da Independência do Brasil. No total, passam pela avenida 70 unidades de ensino das redes pública e particular, além de representantes das Forças Armadas, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária, dentre outros.

 

“O desfile é um incentivo às crianças e adolescentes para que percebam a importância da pátria”, acredita Ana Arcanjo. Ela conta que todos os anos leva o filho à avenida no 7 de Setembro. “É importante para a educação dele, aprender a ter orgulho da pátria”, diz. Wille, de apenas seis anos, pode ainda não entender os conceitos de civilidade que sua mãe

Ana Arcanjo e o filho
pretende lhe ensinar, mas se diverte com o desfile.

 

Apesar do sol forte, muita gente compareceu à avenida para assistir ao desfile. Para se proteger do sol, muitos usam protetor solar, boné e até levaram guarda-chuva e sombrinhas. Dona Maria Rita, de 67 anos, diz não se importar com o sol forte. “Venho todo ano, este ano, tenho duas netas e um genro desfilando. O sol não incomoda”, conta.

 

Preparação

 

Para fazer do desfile cívico-militar um grande espetáculo, os ensaios começam bem antes de setembro. Heidiane Santos, puxadora das portas-bandeiras da Escola Estadual Governador Valadares, explica que já no início do ano ensaiava

Hidiane Santos
para esse dia. “Ensaiamos das 14h às 18h, na escola ou nas ruas do bairro”, esclarece. Essa já é a quinta vez que ela desfila.

 

A puxadora da banda da mesma escola, Karina Lima, desfila pela segunda vez, mas diz que também não se sente nervosa antes de entrar na avenida, apesar do grande número de pessoas que vieram assistir. “A gente vai como Deus quer. No ano passado foi muito bonito”, diz.

 

Desfile

 

Passam pela avenida Barão de Maruim, 26 grupamentos de formados por escolas da rede estadual de ensino, 13 escolas da rede particular, 9 representantes de unidades de ensino filantrópicas, além da Escola

Autoridades assistem ao desfile.
Agrotécnica Federal de São Cristóvão, que abriu o desfile estudantil.

 

Presentes no palanque oficial, estão o Governador do Estado, Marcelo Déda, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o presidente do Tribunal de Justiça, Artêmio Barreto, secretários estaduais, municipais, autoridades militares, entre outros.

Comentários