Desmatamento e poluição ameaçam recursos hídricos em SE

Desertificação está atingindo semiárido 
(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

O processo acelerado de desmatamento no semiárido sergipano tem se tornado uma ameaça para os recursos hídricos do estado. O mau uso do solo influenciou direto na redução da biodiversidade e as autoridades estudam medidas e investimentos para que essa degradação não comprometa, principalmente, o abastecimento humano. “[O desmatamento] vem comprometendo consideravelmente nossos mananciais. Se fala de 60% do nosso território entrando em processo de desertificação”, afirmou, em tom preocupado, o superintendente em Recursos Hídricos da (Semarh), Ailton Rocha.

No final do ano passado o Governo anunciou o início de ações de implementação de práticas de manejo sustentável e recuperação de áreas degradadas da região do semiárido sergipano, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no sentido de combater a desertificação. Mas, há ainda outras preocupações na gestão dos recursos hídricos. A poluição e o desperdício são tratados também como potenciais ameaças a sustentabilidade do ecossistema, principalmente no semiárido sergipano.

Desde o início dessa semana, autoridades, órgãos, especialistas e estudantes participam do XI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe. A proposta é discutir ‘Soluções Naturais para a Água’, tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para 2018. “É que apesar de toda tecnologia que já existe, principalmente para coleta e tratamento de afluentes, não podemos deixar de se preocupar em preservar nossas nascentes, preservar as áreas de recargas dos nossos aquíferos, preservar as matas ciliares, porque são as maiores garantias de oferta hídrica”, reflete Rocha.

Superintendente de Recursos Hídricos trata questões como desafios

O evento bateu recorde de inscrições de trabalhos estudantis: neste ano foram 89. Os 20 melhores serão publicados em revista científica da Universidade Federal de Sergipe e os três melhores serão premiados com tablets.

Barragens e açudes

Um dos especialistas convidados para o evento é Alexandre Anderaos, especialista em segurança de barragens. Ele diz que o acidente ocorrido na barragem de Fundão, região do município de Mariana-MG em novembro de 2015 alertou o país sobre a segurança dessas estruturas, sobretudo quando se trata do controle de recursos hídricos.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais