Sindisan quer esclarecer possível privatização (Foto: arquivo Portal Infonet) |
A direção da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan) vão solicitar uma reunião com o Governador Jackson Barreto para pedir esclarecimentos quando à situação da estatal e sua possível privatização.
O assunto foi debatido na tarde desta terça-feira, 17, durante reunião entre a direção da Deso e o Sindisan. “Procuramos a Deso para nos informar a respeito desse edital, mas a direção nos passou que estava desinformada tanto quanto o sindicato. Depois de algumas discussões, chegamos a conclusão de que vamos pedir uma audiência com o Governador Jackson Barreto para que ele esclareça essa questão. Queremos esclarecimentos quanto à privatização, pois queremos colocar a situação para os trabalhadores e para a população” explica o presidente do Sindisan, Sérgio Passos.
Sérgio destaca o Sindisan é contra privatização, pois a Deso é patrimônio do povo sergipano e oferece um serviço de qualidade. “Isso é inviável para população. Prestamos um serviço de qualidade ao sergipanos e as pessoas carentes. Mesmo com a crise hídrica, Aracaju não tem rodízio e Sergipe não tem desabastecimento de água. Já no sertão, quando existe desabastecimento é por questões pontuais, como falta de energia, roubo de água ou rompimento de adutora. Ao percorrer as estações da Deso, é possível ver vários caminhões pipas abastecendo com águia tratada da deso. Água é vida e privatizar agua é crime”, comenta.
Deso
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está entre as seis empresas públicas que participarão de processos licitatórios distintos para contratação de serviços técnicos especializados, conforme disposto no item 3.3 do Edital de Pré-Qualificação nº 01/2016, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O que significa que a Deso pode ser privatizada. O Edital de Pré-Qualificação foi publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira, 13. A Seplag negou a privatização.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B