Dia da Emancipação de Sergipe terá vasta programação

O Governo de Sergipe vai comemorar a data da emancipação política do Estado, em 8 de julho, com uma grande festa para resgatar os valores da sergipanidade e elevar a autoestima da população. Numa demonstração de respeito à história, a praça de São Francisco, em São Cristóvão, será palco de um dia repleto de simbologia, homenagens e reafirmação da cultura, tradições e do futuro que está sendo construído com a participação popular pelo Governo desde 2007.

Organizado pelas secretarias de Estado da Cultura, da Casa Civil e da Comunicação Social, os evento na praça São Francisco, candidata a patrimônio da humanidade, incluem uma vasta programação que começa às 9h, quando o governador Marcelo Déda vai transferir a capital para São Cristóvão. Haverá ainda a execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar e desfile das forças armadas e de alunos da rede pública de ensino.

Em seguida, às 9h30, será realizada uma missa em ação de graças pelo aniversário da emancipação política de Sergipe. Durante a manhã, as comemorações continuam e o governador Marcelo Déda vai entregar 20 medalhas do Mérito Aperipê e do Mérito Cultural Tobias Barreto. Segundo o governador, a data será celebrada como um marco para Sergipe.

“O dia da emancipação política deve ser sempre lembrado e comemorado. Foi nesta data em que Sergipe se fez independente e, a partir de então, assumiu uma postura autônoma dentro do Brasil. É, portanto, um momento de celebração: nossos símbolos cívicos, nossa memória, nossa identidade cultural e a perspectiva de progresso e desenvolvimento que Sergipe ganha a partir de ações de Governo do Estado, que reafirmam nossa vocação para a modernidade e o futuro”, destacou o governador. “Além disso, São Cristóvão é uma cidade símbolo do nascimento do Estado como primeira capital que foi e, por isso, merece essa distinção”, acrescentou.

De acordo com Déda, o orgulho de ser sergipano precisa ser resgatado cotidianamente e o trabalho diário realizado pelo Governo tem esta perspectiva. “A emancipação política se faz a cada dia e o nosso Governo trabalha com dois eixos principais: a inclusão pelo direito e a inclusão pela renda. É por isso que investimos tanto em educação, saúde, segurança e infraestrutura, apenas para citar algumas áreas”, frisou o governador.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Oliveira Júnior, mais do que comemorações, a data servirá como resgate da história de Sergipe. “O governador Marcelo Déda buscou uma forma de conferir maior representatividade à comemoração da emancipação do Estado de Sergipe, resgatando um pouco da memória do Estado.”, frisou Oliveira.

Cultura

Às 17h, as comemorações são continuadas com uma programação cultural da qual farão parte o cortejo folclórico pelas ruas do centro histórico da cidade e shows com Paulo Lobo, Patricia Polayne, Amorosa e Cataluzes. “Queremos estimular os sergipanos a conhecerem e reconhecerem o seu valor no cenário nacional, iniciando um movimento de celebração dos nossos símbolos para elevar a autoestima e o orgulho dos sergipanos”, afirmou Marcelo Déda.

Comemoração

No 8 de julho, é comemorado a emancipação política do estado de Sergipe. Além desta data, durante mais de um século, os sergipanos comemoravam a emancipação no dia 24 de outubro. No entanto, desde o ano 2000, a Assembléia Legislativa instituiu a primeira data como feriado oficial.

Fonte: ASN 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais